![Lançamento-PBC-0351](http://www.agenciafiep.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Lan%C3%A7amento-PBC-03511-300x200.jpg)
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou a união dos sindicatos do setor têxtil durante o lançamento do PBC (Foto: Mauro Frasson)
Entre os dias 26 a 30 de junho, a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil do Paraná, e o SEBRAE/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), realizam o 6º Paraná Business Collection. O evento, que consolidou o Paraná como produtor de moda e um importante polo da indústria do vestuário do País, está entre os principais do calendário brasileiro. Desde a primeira edição, o PBC é coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo diretor criativo Paulo Martins.
“O PBC é a resposta da Fiep para que a indústria do vestuário do Paraná mostre o que tem de melhor”, disse Edson Campagnolo, presidente da Federação, no lançamento do evento para a imprensa, realizado na noite desta quarta-feira (20). Campagnolo destacou a parceria forte entre a Fiep, o Sebrae e os sindicatos industriais do setor que tem sido fundamental para a consolidação do evento. “Todos temos o desafio de trabalhar pelo fortalecimento da indústria brasileira de confecção. Uma indústria que insiste em não se render e persiste, apesar da concorrência desleal que enfrenta com os produtos importados”, destacou. Empresário do setor do vestuário com indústria de confecção no Sudoeste do Paraná, Edson Campagnolo também apresenta sua marca no evento, a All Purpose, grife de moda jovem masculina, é uma das 11 a desfilar no PBC.
O diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, diz PBC foi idealizado para mostrar a criatividade e a qualidade da produção têxtil, aproximando a moda paranaense dos canais de comercialização em todo Brasil e abrindo novas perspectivas de negócios. “É um evento que posiciona o Paraná como estado que produz moda e trabalha com o negócio da moda. Com o PBC, ficou ainda mais clara, para o Sebrae/PR, a necessidade de preparar as empresas paranaenses para questões como mercado, capacitação, planejamento e gestão, dentre outras. O evento deu tanta visibilidade ao setor do vestuário que os consumidores passaram a enxergar não apenas a produção das micro e pequenas empresas, mas os empreendimentos em si, que, com o auxílio do Sebrae/PR, Sistema Fiep e Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, fortaleceram-se.”
Duas edições – Em 2012, uma nova estratégia amplia o potencial do PBC, com a realização de duas edições no ano, uma para apresentar as coleções de Verão e outra de Inverno. A agenda de 2012 inclui a realização do Showroom de Negócios apenas em novembro, mas a partir de 2013, o evento irá contar com as duas ações: desfiles e movimentação comercial nas edições de Verão e de Inverno.
Idealizado para mostrar a criatividade e a qualidade da produção paranaense, o PBC reúne desfiles e uma programação paralela: IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, com o tema: Pincéis e Carretéis, com desfile dos finalistas será no sábado (30); o Ideia Moda – Amostra de Novos designers – uma mostra de mini-coleções de novos nomes no mercado da moda paranaense; as Instalações “Ideias que Mudam a Moda”, a exposição “Arte para Vestir”, da designer Gil Bendlin, e a exposição “Topetes Curitibanos”.
O projeto geral de ambientação tem a assinatura do arquiteto André Largura e da designer Giovana Kimak com inspiração no tema desta edição do PBC: Inventando Moda.
O local de realização do Paraná Business Collection continuará o mesmo, no Centro de Convenções FIEP (Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR), onde acontece desde sua primeira edição.
LINE-UP
O 6º PBC apresenta as coleções Verão 2012/2013 de 21 marcas e estilistas paranaenses. Entre os participantes estão: Jefferson Kulig, Lafort, Fabio Bartz, All Purpose, Recco, Lady Louca, Cyntia Fontanella, Docthos, Francesca Córdova, Camoa Brasil e Sinistra. No último dia, 10 jovens estilistas mostram seus trabalhos nos desfiles do Ideia Moda. O evento termina com o esperado desfile do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, que reunirá 12 finalistas do concurso.
IDEIA MODA
Reúne dez designers criativos e empreendedores, que apresentam mini-coleções na passarela do PBC. O projeto, que começou em 2011, tem como objetivo dar visibilidade a profissionais que estão se destacando na moda paranaense através de um trabalho autoral, mas com suporte comercial. É uma oportunidade para fomentar o empreendedorismo nesses novos estilistas, ao mesmo tempo em que se proporciona uma troca de experiência entre eles e os mais diversos setores da indústria da confecção.
IX PRÊMIO JOÃO TURIN DE INCENTIVO AOS NOVOS DESIGNERS DE MODA
O IX Prêmio João Turin, que faz parte da programação paralela do 6º Paraná Business Collection, tem como tema “Pincéis e Carretéis”. Pintores paranaenses e suas obras serviram de inspiração aos participantes. Artistas que não nasceram no Estado, mas imprimiram a cultura paranaense em seus quadros, também serviram de pesquisa aos trabalhos. Os 12 estudantes selecionados apresentarão suas criações em um desfile temático, no último dia do evento, 26 de junho, quando será conhecido o grande vencedor. Mais de 150 trabalhos participaram desta edição do PJT.
Os 12 finalistas do IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda são: Bianca Scardazzi Pozzi (Design de Moda – Universidade Estadual de Londrina); Bruna Galliano (Design de Moda – Universidade Positivo); Danielle C. Lorurro de Macedo (Técnico em Design de Moda – TECPUC); Flaviane Aparecida da Silva Martins dos Santos (Design de Moda – Universidade Tuiuti do Paraná); Francielle de Camargo Bolsok (Design de Moda – Universidade Estadual de Londrina); Kassia Kristine Kamiji (Design de Moda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Apucarana); Luan Gustavo Rodrigues (Moda e Gestão – Senai/PR); Matheus Bouard Galvão (Técnico em Estilismo de Confecção Industrial – Senai/PR); Ricardo Luiz Freire de Menezes Jr (Técnico em Estilismo de Confecção Industrial – Senai/PR); Rodolfo Schmidt Azevedo (Técnico em Design de Moda – TECPUC); Taisa Delazzeri Burtet, curso Design de Moda – Centro Europeu) e;Vinicius Silvestre Custódio (Design de Moda, Universidade Estadual de Maringá – Campus Cianorte).
A comissão avaliadora do IX Prêmio João Turin foi integrada por designers de moda, jornalistas especializados em moda e profissionais ligados às artes plásticas. Os doze finalistas do concurso foram definidos a partir de três itens de análise:
criatividade, fidelidade ao tema e adequação de materiais. Participaram da comissão: os designers de moda Alexandre Linhares, Beatriz Blohm e Gabriela Abdulmassih; os jornalistas Roberto Couto, Adélia Lopes e Rafaela Tasca; a galerista Zilda Fraletti e a artista plástica Maureen Miranda.
EXPOSIÇÕES
INSTALAÇÃO
IDEIAS QUE MUDAM A MODA
A proposta é mostrar, através de uma instalação, ideias que mudaram ou que estão revolucionando a moda. A evolução de roupas e acessórios comprova que, muitas vezes, uma ideia simples transforma a maneira como se usa uma peça de vestuário. Ou a vida de quem a veste. Também registra que o jeito como se veste pode assumir uma atitude contestatória motivando mudanças de comportamento.
Seis cursos de moda participam das instalações.
SENAI/PR
Moldes sm.2. peça pela qual se corta, reproduz ou dispõe algo.
Ideias que se transformam em roupa passam obrigatoriamente pelos moldes. Mangas, golas e bolsos contam a história da vestibilidade.
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES
Comportamento feminino – Roupas “emancipadas” ou emancipadoras?
As batalhas travadas pela mulher influenciaram a moda? Ou vice-versa? O que ela veste é resultado de suas expectativas ou reflexo do que acontece fora do seu ambiente?
UNIVERSIDADE POSITIVO
Revele-se – O salto da vaidade
O que a roupa esconde sobre você, o sapato mostra. De preferência, bem acima de sua altura.
CENTRO EUROPEU
Minha pele é jeans
Das minas do Velho Oeste para o consumo autoral. Da contestação nas ruas para as vitrines de luxo.
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Sustentabilidade – O vestir consciente
Preocupação com meio ambiente gera produtos de moda e atrai o consumidor. Vira objeto de desejo.
PUC/PR
Ícones – Expressões do cotidiano
A moda é peça fundamental na ignição de processos culturais. Embalada por personagens que geram atitudes e sintetizam fatos históricos
11º CICLO DE ATUALIZAÇÃO EM MODA
O 11º Ciclo de Atualização em Moda, evento que faz parte da programação paralela do 6º Paraná Business Collection, reúne Instalações, Oficinas de Criação e palestras interativas. Com o tema Cabeça nas Nuvens e Pés no Chão, as atividades serão direcionadas a estimular a criatividade e transferi-la a produtos de sucesso no mercado. As inscrições para as oficinas e palestras do 11º Ciclo de Atualização em Moda devem ser feitas no site www.paranabusinesscollection.com.br.
Oficina de criação
Oficina de Estamparia SUBLIME SUBLIMAÇÃO
Data: 27 e 28 de junho (quarta e quinta-feira)
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 15h (quarta-feira) / das 8h às 12h (quinta-feira)
Duração: 10 horas
Local: Auditório UNINDUS 1 / Cietep (Av. Comendador Franco, 1341)
Com Celaine Refosco
Inscrição: R$ 80 e mais um agasalho para a campanha “Cabeça nas Nuvens, Pés no Chão e Coração Aquecido”.
Encontro Interativo (oficina)
A POÉTICA DO SIMPLES
Data: 28 de junho (quinta-feira)
Horário: das 13h30 às 18h30
Duração: 05 horas
Local: Auditório UNINDUS 1/ Cietep (Av. Comendador Franco, 1341)
Com Clarice Borian
Inscrição: R$ 50 e mais um agasalho para a campanha “Cabeça nas Nuvens, Pés no Chão e Coração Aquecido”.
Palestra
ENTRE A LIBERDADE CRIATIVA E O SUCESSO PROFISSIONAL
Com Celaine Refosco
Data: 27 de junho (quarta-feira)
Horário: 15h
Endereço: Auditório Caio Amaral Gruber/CIETEP (Av. Comendador Franco, 1341).
Palestra
CONTEXTO SOCIAL DA MODA – Um viés para criação
Com Vinicius Schane
Data: 27 de junho (quarta-feira)
Horário: 16h
Endereço: Auditório Caio Amaral Gruber/CIETEP (Av. Comendador Franco, 1341).
Palestra
INSPIRAÇÕES BRASILEIRAS
Com Rose Andrade
Data: 29 de junho (sexta-feira)
Horário: 14h
Endereço: Auditório Caio Amaral Gruber/CIETEP (Av. Comendador Franco, 1341).
Palestra
A CIDADE COMO ESPAÇO DE PESQUISA, CRIAÇÃO E REINVENÇÃO
Com Cíntia Sanmartin Fernandes
Data: 29 de junho (sexta-feira)
Horário: 15h30
Endereço: Auditório Caio Amaral Gruber/CIETEP (Av. Comendador Franco, 1341).
Palestra
PROCESSOS CRIATIVOS
Com Fernanda Yamamoto
Data: 29 de junho (sexta-feira)
Horário: 16h30
Endereço: Auditório Caio Amaral Gruber/CIETEP (Av. Comendador Franco, 1341).
REPRESENTATIVIDADE DO SETOR
O setor do vestuário no Paraná desempenha papel destacado na movimentação da economia brasileira exercendo forte influência na geração de empregos e renda. No ranking da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), que mede a participação do Produto Interno Bruto (PIB) Têxtil e de Confecção, o Estado está entre os quatro principais polos produtivos do Brasil.
No Paraná são mais de seis mil indústrias (Têxtil, Vestuário e Couro), a maioria de micro e pequeno porte, que geram, aproximadamente, 93 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador industrial do Estado, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento. Esse montante representa 7,5% da massa de trabalhadores atuantes no setor no Brasil.
No Paraná são mais de seis mil indústrias (Têxtil, Vestuário e Couro), a maioria de micro e pequeno porte, que geram, aproximadamente, 93 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador industrial do Estado, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento. Esse montante representa 7,5% da massa de trabalhadores atuantes no setor no Brasil.
Uma das características da indústria do vestuário do Paraná é a organização em Arranjo Produtivo Local (APL). São seis em todo Paraná, localizados em Londrina, Apucarana, Cianorte e Maringá, Terra Roxa, Francisco Beltrão e Imbituva. Alguns
deles são especializados: Apucarana (bonés), Terra Roxa (moda bebê), Francisco Beltrão (moda masculina) e Imbituva (malharia).
Esse cenário destaca a importância do setor do vestuário para a economia paranaense e a representatividade das micro e pequenas empresas em sua cadeia produtiva.
SERVIÇO
6º Paraná Business Collection
A 6ª Edição – Verão 2012/2013 será de 26 a 30 de junho e terá em sua programação desfiles de lançamento de coleções, a Mostra Ideia Moda e eventos paralelos como o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, oficina de criação, seminários e palestras. Nesta edição, não haverá o Showroom de Negócios.
Local: Centro de Eventos FIEP (Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR).
Realização: FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná e SEBRAE/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná).
Sindicatos: Sindivest, Sinvespar, Sinveste, Sivale, Sindivest, Sinditêxtil, Sivepar, Sindicouro e Sindvest.
Coordenação geral: OX Comunicação de Moda (Paulo Martins) NaModa Comunicação de Estilo (Nereide Michel).
Direção criativa: Paulo Martin
Patrocínio: Sesi, Senai e Correios.
Apoio institucional: TexBrasil, Abit e ApexBrasil.
Apoio de divulgação: RPCTV e Gazeta do Povo.
Apoios: BRDE, Slaviero Hotéis, Keune, Instituto Municipal Curitiba Turismo, Curta Curitiba, Centro de Formação