Imprimir

Justiça determina retirada de beagles-cobaias da UEM

A 5ª Vara Cível de Maringá determinou, na tarde desta quinta-feira (26) a retirada dos seis cães da raça beagle, que estavam há pelo menos cinco anos no Biotério Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para experimentos do curso de Odontologia da Instituição. Os animais foram entregues à ONG Associação Anjos Animais, de Maringá. Serão submetidos a cuidados veterinários e, posteriormente, colocados para adoção.

O movimento pela proibição do uso dos cães pela UEM ganhou força depois que um abaixo-assinado percorreu as redes sociais e arrecadou mais de 6 mil assinaturas. Em outubro de 2011, a Justiça Estadual concedeu liminar suspendendo preventivamente o uso dos cães dessa raça e de qualquer outro animal pelo curso de odontologia da UEM. A decisão acatava pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que acusou a universidade de maus-tratos contra os animais. No dia 9 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) manteve a liminar.

Segundo denúncia do promotor José Lafaieti Barbosa Tourinho, os cães eram mantidos em condições precárias de higiene e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada. O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) também emitiu laudo confirmando as irregularidades. O MP acusa que os cães são sacrificados com overdose de anestésico e as carcaças são incineradas.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--1150-20120727