Imprimir

UEM não paga o salário de servidores do RU

Treze servidores do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) não receberam salários no último dia 30 de julho.

Esse foi um dos assuntos abordados durante a Assembleia Permanente que ocorreu na manhã de ontem, quarta-feira, 01, e que  causou muita indignação entre a categoria.

Revoltados com a maneira que os servidores do RU foram tratados pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, a categoria decidiu ir até a sede da reitoria e pedir explicações ao reitor Julio Santiago.

Chegando ao local, os servidores encontraram a porta de entrada na Reitoria trancada e com algumas pessoas barrando o acesso. Após manifestações dos presentes e palavras de ordem, diretores do SINTEEMAR e outros servidores foram recebidos pelo reitor e cobraram os esclarecimentos.

Depois de quase meia hora, reunidos, o reitor desceu conversou com os servidores que ficaram em vigília na frente da reitoria. Vários servidores se manifestaram fazendo uso do microfone e certo diálogo foi mantido. Porém, as explicações do Reitor não os convenceram. Ele afirmou que na manhã de quinta-feira, todos os descontos seriam depositados para os servidores, mas condicionado ao fim dos trabalhos da comissão de sindicância instalada para averiguar as condições do RU. A categoria não gostou da atitude do Reitor, porém resolveu aguardar até a quinta-feira. Caso o depósito/pagamento não seja efetuado, o sindicato tomará as providências que forem necessárias.

Durante o tempo que o reitor esteve na frente da reitoria, vários servidores ofereceram denúncias de perseguição e manifestaram o descontentamento com a administração da UEM. De efetivo, nada foi determinado, porém o reitor se declarou disposto a receber as zeladoras para ouvir as reivindicações do segmento. Lembramos que o     SINTEEMAR estará presente nessa reunião e em outras que possivelmente venham a acontecer.

Foi informado ao Reitor também que os servidores, em várias ocasiões, principalmente nas assembleias, tem manifestado descontentamento com a equipe da Pró Reitoria de Recursos Humanos. Como o Reitor não se manifestou a esse respeito, a categoria se mobilizou e elaborou um abaixo-assinado, no qual é pedida imediata exoneração pelo Reitor, da Pró-reitora de Recursos Humanos, da Diretora de Assuntos Comunitários e da Diretora de Pessoal. O abaixo assinado percorrerá o campus e as extensões a partir de hoje, dois de Agosto.

Outra manifestação de descontentamento dos servidores da UEM é a maneira autoritária e unilateral que foi implantado o cartão ponto biométrico. A categoria defende que se um segmento deve registrar frequência dessa forma, que todos os servidores o façam também. O que vale para um, deve valer para todos.

Com relação ao não pagamento de salário dos 13 servidores do RU, o SINTEEMAR informa que já entrou com liminar na justiça. Caso o reitor descumpra a palavra, a justiça o fará cumprir!

http://sinteemar.com.br/?pg=news¬i=450