Imprimir

Aluno conquista 1º lugar no Vestibular de História da UEM

Emerson Silva de Sousa, 17 anos, morador no bairro rural do Pindauva, em Ivaiporã, cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, em Ivaiporã, conseguiu a maior nota no Vestibular de Inverno da UEM (Universidade Estadual de Maringá) nos três cursos oferecidos pela instituição no Campus Vale do Ivaí de Ivaiporã. Ele fez a prova para ingressar no curso de História e somou 277 pontos.


O aluno disse que não iria fazer o Vestibular de Inverno e se prepararia melhor para a prova no final do ano. Mas mudou de ideia uma vez que ganhou a inscrição da escola, por ter obtido a melhor nota no ano passado. “Na verdade, iria treinar para o Vestibular de Verão. Mas acabei me preparando na escola e em casa”, contou Emerson Sousa, que estuda no período da manhã e, à tarde, volta à escola para revisar exercícios e provas de vestibulares anteriores. Ele também estudou a prova do Enem 2011 e seguiu as orientações dos professores do ensino médio.


As questões mais difíceis do vestibular foram relacionadas às disciplinas de Química e Física, que, para ele, eram o ponto mais fraco. Por isso, o jovem conseguiu um excelente resultado.


Após conferir o gabarito e a possível pontuação, ele ficou confiante que poderia conseguir a aprovação, mas não esperava a 1ª colocação. “Foi um sentimento de muita felicidade! Uma explosão de alegria! A família comemorou comigo...”, partilhou o estudante.


Sousa irá fazer a prova do Enem, no final do ano, e deve tentar vestibulares em outras instituições e para outros cursos. Mas acredita que deverá se inscrever no curso de História. Inclusive, vislumbra o futuro: “Quero me especializar. Ou seja, fazer um mestrado e, quem sabe, um dia, ser professor da UEM”.


O estudante garantiu que a alegria de passar no vestibular só não foi maior do que o orgulho e os elogios que recebeu dos pais Mauro Domingos de Sousa e Tereza Rodrigues de Sousa. “O meu pai me disse que estava muito orgulho pelo meu esforço e pediu para que eu agarrasse a oportunidade que ele não teve”, disse o jovem.

O diretor do Colégio Barão do Cerro Azul, Anuar Paracat, ficou muito orgulhoso com a conquista do aluno e afirmou que Emerson Sousa deve servir de exemplo para os outros estudantes.


“Acho que os outros alunos devem seguir o exemplo dele, assim como as orientações dos professores.

Dessa forma, é possível obter conquistas”.


Apesar de não ter concluído o ensino médio, Emerson Sousa conseguiu a aprovação com louvor. “Com certeza, muitos alunos de escolas particulares e pessoas de outros municípios fizeram o vestibular, mas o nosso aluno conseguiu o 1º lugar, o que significa que a escola pública tem um grande prestígio e qualidade”, festejou o diretor.

Para Anuar Paracat, a conquista de Emerson Sousa valoriza a escola, professores, funcionários, familiares e amigos de classe.

http://www.paranacentro.com.br/noticia/esportes/8816/aluno-conquista-1-lugar-no-vestibular-de-historia-da-uem.html