Imprimir

UEM é eleita a quinta melhor universidade estadual


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), é a quinta melhor universidade estadual do Brasil. As informações são do jornal Folha de S.Paulo, divulgadas ontem.

Se ampliando para todas as instituições de ensino superior avaliadas, incluindo universidades federais, centros universitários e faculdades, a UEM é a 19ª no País e a segunda no Paraná.

A universidade ficou atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no ranking nacional, esta ocupa a sétima posição. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aparece em terceiro lugar entre as instituições paranaenses e no 25º no Brasil.

De Maringá, nenhum outro centro universitário ou faculdade particular se classifiou entre as 232 entidades avaliadas. Quatro critérios foram levados em consideração para a classificação do ranking: pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado e inovação.

A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira colocada do ranking nacional, com nota final 98,78. AUFPR obteve nota 79,88; a UEM, 64,89; e a UEL, 59,96.

PESQUISA
Foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades. De acordo com a Folha de S.Paulo, a metodologia é baseada nas de rankings internacionais, como o ranking global Times Higher Education (THE), o Quacquarelli Symonds (QS) e o ranking de XangaiARWU, mas com adaptações ao contexto brasileiro.

PÓS-GRADUAÇÃO
O Ministério da Educação reconheceu 35 cursos de pós-graduação em Maringá. Os cursos são de mestrado e doutorado, sendo 34 na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e um no Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

A relação de cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC é
Administração, Ciências Contábeis, Astronomia/Física, Ciência Da Computação, Ciências Agrárias/Agronomia, Ciências Agrárias/Genética e Melhoramento, Ciências Biológicas/Biologia Celular e Biologia Comparada, Ecologia e Meio Ambiente/Ecologia de Amb. Aquáticos.
Economia, Educação, Enfermagem, Engenharias/Engenharia Urbana, Engenharias/Engenharia Química, Ensino De Ciências em Matemática/Educação Para A Ciência E A Matemática, Matemática/Probabilidade E Estatística, Farmácia/Ciências Farmacêuticas, Farmácia/Biociências Aplicadas À Farmácia, Geografia, História, Letras/Lingüística, Odontologia/Odontologia Integrada, Zootecnia/Recursos Pesqueiros; e no Cesumar Direito/Ciências Jurídicas.

http://www.maringamais.com.br/?pag=noticias_maislidas&id=12033