Imprimir

Dia Mundial de Combate ao AVC é comemorado com ações educativas

Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
» Baixar imagem Original">Clique para ampliar a foto
Ação foi uma parceria da Secretaria de Saúde, Liga Acadêmica de Neurologia de Maringá e Unimed
Foto: Assessoria de Comunicação/PMM

   O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral foi comemorado em Maringá, no último sábado (27), com orientação à população para a prevenção e combate da doença em frente do Parque do Ingá. A ação reuniu médicos, residentes e estudantes de Medicina e foi uma parceria da Secretaria de Saúde, Liga Acadêmica de Neurologia de Maringá e Unimed.
   O AVC é a principal causa de morte no Brasil. A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência desta doença, contabilizando 100 mil mortes anuais. Entre os fatores de risco estão a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, colesterol elevado, sedentarismo, tabagismo, doenças do coração e estresse.
   Segundo o neurologista do Hospital Universitário de Maringá, Paulo Marcelino, a informação é um dos grandes aliados para o combate à doença. “Todos os dias em Maringá são diagnosticadas duas pessoas com AVC. O  atendimento rápido, tratamento correto e suporte multidisciplinar influenciam diretamente para a recuperação e qualidade de vida das pessoas que sofreram o acidente vascular”, destacou.

Sintomas
   Adormecimento repentino, especialmente de um lado do corpo; dificuldade para falar ou enxergar; perda de equilíbrio ou vertigem e forte enxaqueca sem causa aparente são alguns dos principais sintomas do AVC. O 1º atendimento é dado pelo SAMU. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para o telefone 192.

http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=5d5cde1776555d&id=17892