Imprimir

Índios fazem protesto em Maringá

Um grupo de índios entregou uma carta de reivindicações à Justiça Federal de Maringá na tarde de ontem. No texto, eles protestam contra a situação dos índios Guaranis- Kaiowás, do Mato Grosso do Sul, e criticam a situação dos índios da região.

A entrega da carta aconteceu às 15h30. Por volta das 17 horas, os índios fizeram um protesto com panfletagem na Praça Raposo Tavares. Todos estavam vestidos com traje tradicionais, rostos pintados, chocalhos nas mãos e entoando canções de protesto.

O manifesto é contra possíveis avanços na Casa da proposta que altera a Constituição e transfere da União para o Congresso a prerrogativa de aprovar e ratificar a demarcação das terras indígenas.

"Com a bancada ruralista que está ai, nunca mais vamos conseguir demarcar terras indígenas", disse uma das representantes do grupo indígena.

Segundo ela, outro tema que também causa apreensão aos indígenas é a portaria 303/2012, de autoria da AGU (Advocacia Geral da União).

"A portaria traz vários limites para o usufruto dos povos indígenas, além de instalar empreendimentos em nossas terras sem que nós possamos ser consultados.”
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi representada por estudantes indígenas no ato de solidariedade. 

 http://www.maringamais.com.br/?pag=noticias_maislidas&id=12441