Imprimir

Abate pode ser adiantado mesmo com animais a pasto

Nesta sexta-feira (12), às 14h, no Auditório da Acrissul o zootecnista, Luís Carlos Vinhas, ministrará a palestra: Terminação em Bovinos de Pastagem: Manejo Nutricional. O objetivo é mostrar ao produtor rural que é possível adiantar a idade de abate, mesmo com os animais a pasto, com o uso de suplementos. A Expogrande é promovida pela Acrissul de 11 a 21 de abril.

O palestrante, através de estudos comprovados, deverá mostrar para o produtor que é possível adiantar o abate dos animais com técnicas simples, porém, que acarretam excelente retorno econômico. “Muitos produtores não têm estrutura de confinamento na propriedade por isso o tema da palestra foi esse. Através de manejo do pasto, preparação dos animais no período da recria, deferimento de pastagem e formulação de suplementos vou demonstrar durante a palestra que é possível elevar os ganhos em pastagens”, disse o zootecnista, Luís Carlos Vinhas.

Que garantiu que é possível abater um animal precocemente (24 a 36 meses) com um excelente ganho de peso através de técnicas simples de suplementação a pasto. “Durante a palestra o público terá demonstração de escolhas dos alimentos que podem baratear os custos, bem como, explanação sobre a formulação correta do suplemento pra otimizar o ganho de peso”, finalizou Luís.

Luís Carlos Vinhas Ítavo
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e doutorado em Zootecnia (Nutrição de Ruminantes) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Recentemente fez estágio no Grupo de Pesquisa em Produção de Ruminantes, onde desenvolveu o Projeto de Pós-Doutorado (2010). Tem experiência na área de Nutrição de Ruminantes, com ênfase em Avaliação de Alimentos para ruminantes e Nutrição e Produção de ruminantes (ovinos e bovinos), Avaliação da Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo e digestibilidade de nutrientes, avaliações in vivo, in vitro e in situ de alimentos para ruminantes, uso de subprodutos e resíduos agroindustriais além de co-produtos provenientes da indústria de biocombustíveis, suplementação, confinamento, consumo e exigências nutricionais de ruminantes e desempenho produtivo. Professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) desde Julho/2000 e atualmente atua no curso de Zootecnia e nos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.

A palestra: Terminação em Bovinos de Pastagem: Manejo Nutricional acontece na sexta-feira (12), às 14h, no Auditório da Acrissul. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (67) 3345-4219 ou pelo site www.acrissul.com.br.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=104474