Imprimir

UEL fica atrás de UEM e Federal no exame da OAB

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve o 40º desempenho no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Apenas 25 - ou 39% - dos 64 candidatos que fizeram as provas foram aprovados. A instituição londrinense ficou atrás da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que aprovou 20 dos 47 alunos (42,55%), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que teve nove dos 21 candidatos aprovados (42,86%), e da Federal do Paraná (UFPR), que aprovou 22 dos 42 concorrentes (52,38%). A universidade que fica em Curitiba foi a melhor colocada do Paraná no ranking da OAB. A UFPR teve o 18º desempenho do país.

Já a Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, foi a instituição que obteve o melhor desempenho nos índices de aprovação após as duas fases do exame. Dos 25 candidatos presentes à primeira fase, 19 saíram aprovados após a segunda etapa, perfazendo o percentual de 76% de aprovação. Em todo o País, dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde à etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e estão para receber a carteira de advogado. O resultado não inclui os examinandos de Direito Constitucional, que tiveram suas provas recorrigidas.

Atrás da Universidade de São Paulo, figuram entre os melhores desempenhos entre as instituições de ensino público, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com 75,28% e 69,57% de aprovação, respectivamente. Na lista, a USP aparece novamente com o quarto melhor desempenho, desta vez com o campus de São Paulo (Largo de São Francisco), que registrou 64,42% de aprovação em relação aos que prestaram a prova desde a primeira etapa. Os resultados levam em consideração as instituições de ensino que tiveram um mínimo de 20 candidatos inscritos no Exame de Ordem.

Entre as instituições privadas de ensino em Direito, figuram na lista dos melhores desempenhos a Faculdade Baiana de Direito e Gestão, de Salvador (BA), que, dos 98 presentes à 1ª fase, teve 45 aprovados, contabilizando 45,92% de êxito nesta edição do exame. Atrás da Faculdade Baiana, ente as privadas, figuram com o segundo melhor desempenho as Faculdades Integradas de Vitória, da capital capixaba. Dos 101 presentes à 1ª fase, 38 sagraram-se aprovados, registrando 37,62% de aprovação.

As faculdades públicas se destacam entre as 50 instituições de ensino que tiveram os melhores resultados no IX Exame Unificado da OAB. Foram avaliadas todas as faculdades (públicas e privadas) que tiveram inscritos, cada uma, pelo menos 20 candidatos ao teste. Dessas, apenas três são de ensino privado.

Estatísticas dos últimos exames

Outros dados importantes divulgados nesta quinta-feira mostram que, nas últimas oito edições do Exame de Ordem, um total de 361.110 candidatos se inscreveram. Destes, 148.612 já foram aprovados em alguma dos oito edições (41,15%), sendo que 66.923 fizeram o exame apenas uma vez. A quantidade média de exames realizados pelos candidatos, até que sejam aprovados, é de 2,47.

Ainda segundo a FGV, o percentual médio de candidatos novos – que nunca prestaram as provas anteriormente – a cada exame é de 32,77%.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-12--285-20130425