Imprimir

Alunos de Pedagogia da Vizivali passam a ter diploma reconhecido após graduação pelo sistema UAB

O clima de alegria e emoção tomou conta do Cineteatro dos Barrageiros na noite da última quinta-feira (25), com a formatura do curso de Pedagogia - na modalidade a distância - da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O curso, ofertado pelo sistema UAB, no polo presencial Darcy Ribeiro, instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), formou cerca de 500 alunos.

A ocasião se tornou ainda mais especial pois os formandos da noite foram os protagonistas do caso Vizivali, que emitiu certificados sem validade, perante o MEC, para mais de 20 mil alunos em todo o estado há oito anos.

Parte da cerimônia foi realizada por conferência, exibida diretamente de Maringá, sede da UEM. Além de Foz, a transmissão aconteceu em rede, simultaneamente, para 20 Polos Universitários. O total de alunos que receberam certificado nessa data foi de 3.622.

Por mensagem gravada, o governador do Paraná, Beto Richa, desejou sucesso a todos e completou dizendo que “as portas das nossas conceituadas universidades estaduais foram abertas para que os alunos da Vizivali pudessem concluir de vez o curso”.

“Agradeço o esforço do novo governo por tomar para si a responsabilidade de resolver esse problema que parecia sem solução, aos coordenadores dos Polos, ao reitor da UEM e sua equipe, e aos demais envolvidos que trabalharam nessa empreitada”, afirmou a presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, Maria Luisa Furlan Costa, também por meio da conferência.

Em seu breve discurso presencial, a secretária municipal de Foz do Iguaçu, Shirley Ormenese de Carvalho, falou sobre a satisfação de participar do evento. “Hoje vocês conquistam não só o diploma mas, sim tiveram uma superação. Parabéns pela farra, força e determinação”.

Já a chefe do Núcleo de Foz, Ivone Aparecida Perez Muller, lembrou a trajetória triste dos profissionais que não puderam assumir vagas em concursos da prefeitura, por exemplo,  pela invalidade do curso superior. “Através de uma rede de sensibilização entre os governos municipal, estadual e federal, esse transtorno teve um fim positivo. Presenciei muitas lágrimas de pessoas que se viram incapacitadas de trabalhar. Hoje, temos a felicidade de comemorar essa conquista de vocês através do diploma concedido pela UEM”, destacou.

Sessão solene

No quadro de autoridades presenciais, estavam o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; a secretária municipal de Foz do Iguaçu, Shirley Ormenese de Carvalho; o coordenador do Polo Universitário Darcy Ribeiro, Edilson Carlos Balzzan; a chefe do Núcleo de Educação de Foz do Iguaçu, Ivone Aparecida Perez Muller; Lisiane Veeck, do Departamento de Educação Fundamental de Foz do Iguaçu; Fabiana Vilela Araujo Moraes, do Departamento de Educação Infantil de Foz do Iguaçu; Vivien Maria Diniz Oliveira Souto, do Departamento de Educação Especial de Foz do Iguaçu; e Marli Frasson, da Secretaria de Educação de São Miguel do Iguaçu. As tutoras presenciais Eliana Cristina Pereira dos Santos, Rafaela Costa Braga, Patricia Helena da Silva, Rosemeire Quintela e Lucia Domingues de Jesus também marcaram presença.

http://www.pti.org.br/imprensa/noticias/alunos-de-pedagogia-da-vizivali-passam-a-ter-diploma-reconhecido-apos-graduacao-no-sistema-uab