Imprimir

Universidades do Paraná e de Portugal fazem parcerias


Estudantes dos cursos de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), poderão conseguir a dupla diplomação. Trata-se de mais um avanço no processo de internacionalização do Sistema de Ensino Superior do Paraná.

Foi firmada uma parceria universitária entre cursos de licenciatura brasileiros e universidades portuguesas parceiras, visando a realização dos estudos da graduação nos dois países, com direito à dupla diplomação, para os estudantes brasileiros. Os projetos selecionados poderão enviar no mínimo cinco e no máximo sete licenciandos para Portugal.

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para o Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI Portugal, selecionou 40 projetos encaminhados por universidades brasileiras para o desenvolvimento de atividades conjuntas com universidades portuguesas, com o objetivo de elevar a qualidade da formação na graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores, com ênfase no ensino fundamental e no ensino médio.

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS - O compartilhamento de experiências das licenciaturas em Matemática da Universidade Estadual de Maringá; o programa cooperação Universidade de Coimbra/Universidade Estadual de Ponta Grossa na formação de licenciados em Matemática, e o projeto Licenciaturas Internacionais – uma parceria com a Universidade de Coimbra, e mais o aperfeiçoamento e a valorização da formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina, estão entre os projetos selecionados. Os estudantes da UEL e UEPG desenvolverão as atividades na Universidade de Coimbra e os estudantes da UEM na Universidade de Lisboa.

Os alunos receberão bolsas de estudo e pesquisa. Poderão participar alunos do segundo ano da licenciatura em Matemática da UEM e da UEPG; e do segundo ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEL. Eles realizarão parte da graduação com duração de vinte e quatro meses em Portugal, e vão terminar o último ano da licenciatura na Instituição de origem do curso. O grupo de estudantes viaja para Portugal em setembro de 2013.

Segundo a pró-reitor de Ensino da UEM, Edneia Rossi, a possibilidade de realizar parte dos estudos de graduação em outro país é uma oportunidade que extrapola a formação do intelectual, dando a ele oportunidades de novas vivências e ampliação da sua bagagem cultural.

O reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, disse que a aprovação da primeira dupla diplomação é um reconhecimento para a UEM. “Reforça o processo de internacionalização que é dos compromissos assumidos pela comunidade universitária. Queremos que a UEM caminhe rumo a uma universidade de classe mundial. E essa primeira dupla diplomação é uma conquista que referenda o esforço de todos nesta direção”, afirmou o reitor. 

http://journalpetitenfant.blogspot.com.br/2013/07/universidades-do-parana-e-de-portugal.html