Imprimir

UEM desenvolve material contra Hepatite B

A Universidade Estadual de Maringá está utilizando micropartículas baseadas em albumina quimicamente modificada para aplicação em vacina contra hepatite B.

O projeto, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Química da UEM, foi o tema da dissertação de Mestrado defendida por Danielly Sitta sob a orientação do professor Adley F. Rubira.

O material foi projetado para uso oral e teria um grande potencial para induzir imunização contra a doença através da mucosa, o que confere vantagens em relação à vacinação convencional.

As micropartículas foram encapsuladas com antígeno de superfície da hepatite B. Uma amostra com 380 mg destas micropartículas contém antígenos suficientes para imunizar um indivíduo contra a doença.

A pesquisa foi publicada recentemente na Biomacromolecules, uma revista muito conceituada na área de biomateriais, com a colaboração dos seguintes autores: Marcos R. Guilherme, Francielle P. Garcia,Thelma S. P. Cellet, Celso V. Nakamura e Edvani C. Muniz. O artigo pode ser acessado pelo site http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/bm400859z. 

 http://www.maringamais.com.br/?pag=noticias_maislidas&id=14097