Imprimir

Plantio de peroba marca os 42 anos da UEL

Professores pioneiros plantam a 42ª muda de peroba no Bosque Perobal

Em comemoração ao 42º aniversário da UEL, transcorrido hoje, foi realizado na manhã de hoje (07/10), o plantio da 42ª muda de peroba no Bosque Perobal, que fica próximo à rotatória do estacionamento da Biblioteca Central, no Campus.

A solenidade foi presidida pela reitora em exercício Berenice Quinzani Jordão e teve a presença do vice-prefeito Luiz Augusto Belucci, representando o prefeito de Londrina, e do professor Marcelo Farid Pereira, representando o reitor da Universidade Estadual de Maringá.

Foram homenageados na ocasião três professores pioneiros da UEL que continuam atuando na instituição, mesmo tendo ultrapassado os 70 anos de idade: Estela Okabayaski Fuzii, Joaquim Carvalho da Silva e Maria Tereza Salvedei Popoff. Eles foram convidados a plantar a 42ª peroba. Para marcar a homenagem eles receberam uma placa afixada num pedaço de madeira de peroba.

Os três professores já estavam na UEL na data em que a universidade foi criada, a partir do conjunto das faculdades estaduais isoladas que existiam em Londrina.

A professora Estela Okabayaski Fuzii havia ingressado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1963, depois de ter se formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Hoje ela é diretora do Núcleo de Estudos de Cultura Japonesa da UEL, o qual ajudou a fundar.

O professor Joaquim Carvalho da Silva formou-se em Filosofia e Letras Neolatinas e começou a dar aulas na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina em 1964. Escreveu vários livros e criou o projeto de extensão Disque-Gramática, que já tem 18 anos de atividade e do qual continua participando.

A professora Maria Tereza Salvedei Popoff formou-se na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e lá mesmo começou sua carreira docente, em 1964, na área de Língua Francesa. Continua na UEL atuando na área de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa.

A solenidade teve a participação do Grupo de Sopros da Orquestra Sinfônica da UEL.

http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=17886