Imprimir

UEL e UEM dão início a curso de especialização em Hemoterapia

As aulas do primeiro curso de especialização em Hemoterapia do Paraná começam no dia 13 de dezembro. O curso, direcionado a servidores públicos, é pioneiro no sul do país. Oferecido pela Universidade Estadual de Maringá, (UEM), conta com o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemocentro), com o suporte das secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Saúde (Sesa).

O curso pretende contribuir para que a rede pública de sangue do estado continue sendo destaque. A diretora do Hemocentro Regional de Maringá, Silvia Tintori, ressaltou a importância da qualificação dos profissionais que atuam em grandes hospitais e hemocentros na área de hemoterapia, na avaliação de resultados de exames laboratoriais e na área da educação e pesquisa de hematologia e hemoterapia.

Segundo a coordenadora do curso, Tatiana Takahashi Higa, a meta é ter no quadro funcional do estado do Paraná profissionais com competências e habilidades cada vez mais amplas na área de atuação. “Queremos capacitar profissionais para entenderem as políticas públicas de saúde, gestão em hemoterapia, gestão da qualidade bem como aprimorar o conhecimento nas áreas de imunohematologia, sorologia, sistema HLA, hemoglobinopatias, coagulopatias, medicina transfusional, gestão de resíduos e biossegurança”, afirmou a coordenadora.

O quadro de docentes é composto por mestres e doutores preparados para passar todo o conhecimento exigido no mercado, com tecnologia de ponta e as melhores técnicas utilizadas em serviços de hemoterapia.

A primeira turma é composta de 44 servidores da área da saúde, especialmente médicos, enfermeiros e bioquímicos, que fazem parte do ciclo de coleta e distribuição de sangue. Com duração de 18 meses, a especialização será realizada na modalidade presencial nas unidades da Hemorrede do Paraná em Maringá, Londrina e Curitiba. As aulas acontecem na sala de reuniões do Hemocentro Regional de Maringá. Entre as disciplinas que integram o currículo do curso estão: Gerenciamento de qualidade, Sorologia, Sistema Nacional de Sangue e Sistema Único de Saúde.

http://home.sercomtel.com.br/w/noticias/detalhes.asp?nrseq=369307&ed=1