Imprimir

UMinho forma doutores em Engenharia Têxtil no Brasil

A Universidade do Minho, através do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), acaba de lançar um programa doutoral em Engenharia Têxtil no Brasil, em parceria com as universidades Estadual de Maringá e Tecnológica Federal do Paraná.

Este programa visa formar 22 novos doutores naquelas universidades, com vista à criação de cursos de pós-graduação e à implementação de novas linhas de investigação na área. O curso dura três anos e segue o modelo dos programas doutorais da UMinho.
 
No primeiro ano, professores do 2C2T deslocam-se ao Brasil para ministrar as disciplinas referentes ao ano curricular e numa segunda fase os alunos desenvolvem os respetivos trabalhos de investigação sob orientação de professores do 2C2T. O plano prevê ig ualmente a estadia dos alunos brasileiros na UMinho para complementarem as suas atividades de investigação. Este programa é financiado na sua totalidade pelos parceiros brasileiros, tendo como base o reconhecimento das competências técnico-científicas do 2C2T neste âmbito.
 
Este Centro tem larga experiência na investigação e desenvolvimento com base em materiais fibrosos, sendo reconhecido internacionalmente pela qualidade científica dos seus trabalhos. Trata-se de um projeto pioneiro em Portugal que certamente servirá de base ao estabelecimento de novas parcerias com instituições brasileiras, neste e noutros domínios da ciência e tecnologia.
 

*** Nota do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho ***

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=77023