Imprimir

UEM lança livro inédito sobre o Parfor

O Livro “Parfor: integração entre universidade e ensino básico diante dos desafios na formação de professores do Paraná”, organizado pelas coordenadoras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pelo professor do curso de Filosofia na instituição, divulga as atividades do programa para os professores do ensino básico público.

Totalmente inédito no Brasil, o livro trata da qualificação de professores no Brasil e em especial no Estado do Paraná. São mais de 230 páginas de artigos escritos por professores que integram o Parfor e versam sobre os investimentos e resultados obtidos.

Para Leonor Dias Paini, coordenadora geral do Parfor na UEM, o programa proporciona ao professor transformar sua prática pedagógica por meio do saber científico e supre a falta de professores em determinadas disciplinas, o que acarreta grande impacto para a qualidade da educação no Paraná. “O Parfor propiciou a integração entre universidade e escola. Os debates e discussões trazem para a universidade o universo e a realidade da prática escolar do ensino básico e leva para as escolas o exercício do saber científico, isto é, uma prática escolar repensada e renovada”, afirmou Paini.

O Parfor é um programa de formação de professores proposto pelo Ministério da Educação em regime de colaboração com instituições de ensino superior e secretarias de Educação dos estados e municípios que oferece cursos de licenciaturas destinados a professores efetivos da educação básica pública. No Paraná, seis universidades fazem parte do programa.

Neste primeiro semestre, mais de 170 educadores se formaram pelo Parfor na UEM. Atualmente, a universidade possui 760 alunos matriculados em 25 turmas e atende 36 municípios da região noroeste do Paraná. A maior parte dos acadêmicos são professores que possuem curso de licenciatura, mas que atuam em áreas diferentes da primeira formação superior. 

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5349