Imprimir

Acadêmicos de agronomia da UEM são orientados sobre a produção de café

Estudantes do quinto ano de agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus de Umuarama (PR), tiveram uma aula prática sobre cafeicultura, orientada por especialistas da Cocamar e da Emater/PR, durante recente visita a uma propriedade no distrito de Lovat, naquele município. 

Atendendo solicitação do professor Manoel Givanildo Pequeno, da instituição de ensino, o técnico agrícola Antonio Carlos Spanhol, da unidade da cooperativa em Altônia, e o agrônomo César Maia, de Paraíso do Norte, acompanharam o grupo de 26 acadêmicos em visita à lavoura do cafeicultor Ailton Fadeli, que cultiva área de 1,7 hectare, implantada em 2012. 

Segundo Spanhol, os estudantes conheceram detalhes sobre a atividade, como a escolha do local, preparo do solo, espaçamento, cultivos intercalares, adubação e controle de pragas.  Ao final, o agrônomo César Maia fez uma abordagem sobre a importância da mecanização, lembrando que várias propriedades da região noroeste vêm adotando a tecnologia como forma de reduzir custos e manter a competitividade da cultura. 

Nos últimos anos, devido aos baixos preços do produto, as áreas plantadas com café sofreram redução na região da Cocamar. No entanto, diante da recuperação das cotações, o grão voltou a ser um negócio interessante e, na região noroeste, produtores manifestam interesse em investir nessa opção de renda, como forma de diversificar atividades. Para quem já produz laranja, por exemplo, a vantagem é poder contar praticamente com a mesma estrutura de maquinários.

http://www.mutua-pe.com.br/component/k2/item/8478-academicos-de-agronomia-da-uem-sao-orientados-sobre-a-producao-de-cafe