Imprimir

Vestibular de Inverno da UEM

Os 20.157 candidatos ao Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começaram as avaliações e a disputa pelas 1.488 vagas na instituição. As provas serão realizadas até terça-feira, dia oito, das 8h50 às 13 horas.

Do total de inscritos, 3.148 competem pelo sistema de cotas sociais, representando 15,6% do total e concorrendo a 286 vagas. Os cursos mais procurados são os de Medicina, com 351,4 candidatos por vaga, Arquitetura e Urbanismo (75,3), Engenharia Mecânica (53,8), Odontologia (50,4) e Direito matutino (49,4).

Este concurso recebe 30 candidatos especiais, dos quais, 23 em Maringá. Boa parte com deficiência visual ou auditiva. Em Maringá, eles farão as provas no Bloco 30 (ILG) e serão atendidos por fiscais treinados pelo Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae).

O Vestibular de Inverno da UEM acontece nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

ORIENTAÇÕES
O presidente da CVU, Emerson Arnaut de Toledo, orienta os candidatos a saberem com antecedência onde farão as provas, consultando o Menu do Candidato. Os portões estarão abertos das 8h20 às 8h50 e não serão admitidos retardatários.

“Cheguem cedo aos locais de prova, de preferência, uma hora antes da permissão para ingresso. Em Maringá, o Vestibular será realizado na UEM, na Unicesumar, na PUC, no Gastão Vidigal e no Instituto Estadual de Educação”, disse Toledo.

Não será permitida a entrada sem o documento original com foto, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação. No caso de estrangeiros, o documento pode ser Registro Nacional de Estrangeiro, passaporte ou identidade expedida pelo país de origem.
“Além do documento, devem ser levados lápis, borracha, caneta tipo Bic com tubo transparente e tinta preta ou azul escuro.
Não será permitido uso de celulares, calculadoras, aparelhos eletrônicos ou similares, nem relógios, bonés, chapéus, gorros, luvas, turbantes, óculos escuros, entre outros”, informou o presidente da CVU.

No total, serão 1.758 fiscais para atender todas as cidades envolvidas no concurso. Haverá também o apoio da Polícia Militar, da Setran e os atendimentos médicos que se fizerem necessários durante as provas serão centralizados no Ambulatório Médico da UEM e na Unicesumar.

ÓRDEM
Desde as 20 horas de sexta-feira está valendo a Lei Seca no entorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A operação só termina a zero hora de quarta-feira; até lá estabelecimentos e vendedores ambulantes estão proibidos de comercializar bebidas alcoólicas nas proximidades da instituição.

Equipes da Polícia Militar (PM), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança estarão em trabalho de fiscalização na Zona 07. De acordo com a responsável pela operação, tenente Bruna Galli Silva, serão passadas orientações e policiamento preventivo.

“O consumo de álcool nesta área é proibido, e os bares serão fiscalizados. É importante respeitar, lembrar que o direito de um vai até onde o direito do outro começa", disse tenente Bruna.

A multa para os estabelecimentos comerciais que descumprirem a Lei Municipal 8.510/2009 é de R$ 5 mil e para ambulante R$ 500 mais apreensão da mercadoria.

A delimitação onde a venda é proibida passa pela Avenida Colombo, Rua Vitória, Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiúva. Nesse quadrilátero serão feitas autuações caso haja necessidade, segundo o diretor de Fiscalização da prefeitura, Marco Antônio de Azevedo.

Além da Lei Seca, a Patrulha do Som realizará blitze em Maringá no mesmo período. As ações educativas serão às 14 horas e às 19h30. Os agentes estarão no entorno do Estádio Willie Davids para controlar o número de pessoas que estacionam os carros e utilizam do som alto no local.

“A patrulha voltará a atuar em decorrência do alto número de reclamações. O carro do indivíduo não será apreendido, apenas o som. Hoje não é mais necessário testemunha, o próprio agente será a testemunha em caso de som alto”, explicou João Carlos Virmond, diretor da Guarda Municipal.

RESULTADO
O resultado do vestibular será divulgado no dia 25 deste mês, às 10 horas, somente pelo site www.vestibular.uem.br. A UEM não enviará correspondência ao candidato informando o desempenho nas provas. A matrícula dos candidatos aprovados no limite das vagas no Vestibular de Inverno 2014 e no Vestibular de Verão 2014 será realizada de 13 a 15 de janeiro de 2015, exclusivamente pela internet, www.daa.uem.br. As aulas começam em fevereiro de 2015.
 

http://www.maringamais.com.br/?pag=noticias_cidade&id=15854