Imprimir

UEM realiza vestibular de Inverno e 429 candidatos fazem provas em Ivaiporã

Candidatos recebem prova de Conhecimentos Gerais

Coordenador de sede da UEM, Marco Aurélio Oliveira, reúne-se com fiscais de sala

Coordenador de sede da UEM, Marco Aurélio Oliveira, reúne-se com fiscais de sala

Camila Alarcon (Medicina Veterinária)

Camila Alarcon (Medicina Veterinária)

Lucas Rafael Sapatini (Odontologia)

Lucas Rafael Sapatini (Odontologia)

Marieli Madoenho (Direito)

Marieli Madoenho (Direito)

Alana Marques (Artes Visuais)

Alana Marques (Artes Visuais)

Moniele Hernandes (Medicina)

Moniele Hernandes (Medicina)

João Paulo Beletatto (Ciências Sociais)

João Paulo Beletatto (Ciências Sociais)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou, neste domingo, dia 6 de julho, o Vestibular de Inverno. São 20.157 candidatos que disputam 1.488 vagas. Destes, 3.148 se inscreveram pelo sistema de cotas sociais. As provas, que são aplicadas entre as 08h50 e 13h00, encerram, na terça-feira, dia 8. Em Ivaiporã, 429 candidatos se inscreveram.

O Vestibular de Inverno é aplicado nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Umuarama e Maringá, onde quase 70% dos candidatos farão as provas.
Este ano, o número de concorrentes é 19% menor se comparado ao Vestibular de Inverno 2013, quando 24.650 estudantes disputaram vagas.

Os cursos mais concorridos são Medicina (351,4 candidatos por vaga), Arquitetura e Urbanismo (75,3), Engenharia Mecânica (53,8), Odontologia (50,4) e Direito/matutino (49,4).

O Vestibular de Inverno iniciou com conteúdos de Conhecimentos Gerais. Nesta segunda-feira, 7, continua com prova de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. E, na terça-feira, prova de Conhecimentos Específicos.
Reunião com fiscais.

No sábado, dia 5 de julho, o coordenador de sede da UEM, Marco Aurélio Oliveira, reuniu-se com os fiscais de sala, no Campus da UEM de Ivaiporã, que funciona nas instalações do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, e repassou as normas que devem ser seguidas e respeitadas.
Segundo Marco Aurélio Oliveira, o Vestibular de Inverno tem mais candidatos, se comparado com o Vestibular de Verão, uma vez que, neste período, há pouca concorrência com outras universidades. “A maioria das instituições do país aplica o vestibular no 2º semestre”, lembrou.

Candidatos chutam temas
Em Ivaiporã, se inscreveram candidatos de alguns municípios do Vale do Ivaí, e de outros Estados, como São Paulo/SP. A candidata Moniele Hernandes, 17 anos, veio de Araraquara/SP, acompanhada com a tia Rosângela Hernandes. “Vou tentar Medicina, porque é uma área que gosto bastante. Além disso, a UEM é muito conceituada”, comentou a candidata, que chutou as manifestações de rua como provável tema da Redação.

Rosângela Hernandes disse que acompanhou a sobrinha, “porque ela é menor de idade e para apoiá-la”.

De Cândido de Abreu vieram Alana Marques e Marieli Madoenho, que optaram respectivamente por Artes Visuais e Direito. “Escolhi Artes Visuais, porque gosto de desenhar e o curso oferece alguns campos de trabalho”, justificou Alana Marques, assegurando que estudou bastante. Ela disse que o provável tema da Redação poderia ser relacionado à Copa do Mundo ou às manifestações de rua.

Marieli Madoenho escolheu Direito por acreditar que se trata de uma área promissora, mas também pretendia fazer vestibular para o curso de Jornalismo. “A minha intenção era cursar Jornalismo. Mas fui influenciada por um amigo, que cursa Direito, a seguir a área”, contou a candidata, que ambiciona ser promotora de Justiça.

Temas para Redação, como liberalização da maconha e manifestações de rua, foram citados por Marieli Madoenho.

O candidato Lucas Rafael Sapatini, que vive em Ivaiporã, escolheu Odontologia e lembrou que Golpe Militar de 1964 completou 50 anos. Por isso, poder ser tema da Redação, ou relacionado a redes sociais. “Pretendo cuidar do sorriso das pessoas. Por isso, escolhi Odontologia e me preparei bastante. Acredito que a Ditadura Militar pode ser tema da Redação”, cogitou o candidato.

Camila Alarcon optou por Medicina Veterinária, “porque é a área que realmente pretendo atuar”. Ela vive em Ivaiporã e também acredita que o Golpe Militar pode tema da Redação.

De São João do Ivaí, veio o candidato João Paulo Beletatto, que escolheu Ciências Sociais. Ele acredita que o tema da Redação pode ser ligado a Copa do Mundo.

O resultado será divulgado no dia 25 de julho, às 10h00, no site www.vestibular.uem.br.

http://www.paranacentro.com.br/site/noticia.php?idNoticia=13644