Maringá/PR – O Brasil passa por um momento em que é
preciso discutir novas estratégias culturais e políticas de combate ao
racismo e em que os discursos de denúncia e a defesa das ações
afirmativas, embora coerentes e necessários, estão se transformando em
algo banalizado, como se de tanto discutirmos estes temas eles já
tivessem sido resolvidos na sociedade.
A opinião é dos professores Rosângela Rosa e Walter Praxedes, graduados
em Ciências Sociais e mestres e doutores, respectivamente, em Educação e
Antropologia pela Universidade de S. Paulo (USP), atualmente na
Universidade Estadual de Maringá, no Paraná.
Segundo Rosângela e Walter a consequência disso é que “as pessoas
começam a considerar nossos discursos e nossas propostas práticas como
se fossem uma paisagem a que estamos tão acostumados que nem damos mais
atenção”. “A luta antirracista no Brasil não pode ser banalizada desta
maneira. Temos que tentar ampliar o nosso repertório de estratégias para
que as pessoas não considerem o nosso discurso sempre “mais do mesmo”.
Como se nos dissessem: “de novo com esta conversa”. Este é o momento da
criatividade da cultura afrobrasileira nos ensinar a superar esta
banalização que começa a ocorrer com o nosso discurso, sem que tenha
ocorrido a verdadeira superação do racismo no nosso país”, acrescentam.
Eles estão lançando o livro Educando contra o Preconceito e a Discriminação Racial,
que faz parte de uma coleção das Edições Loyola, destinada à formação
de educadores, coordenada pelo educador e professor da USP, Nelson
Piletti. A primeira edição saiu com 2 mil exemplares.
O livro chama a atenção dos educadores para que prestem mais atenção
nas relações entre negros e brancos no cotidiano escolar, na
perspectiva da superação dos preconceitos e da discriminação, como
também fiquem alertas aos conteúdos curriculares de todas as disciplinas
“que já nos chegam saturados de mensagens ideológicas eurocêntricas,
preconceituosos em relação às pessoas classificadas como negras, e que
em formas muitas vezes implícitas e quase imperceptíveis acabam
difundidos acriticamente pelos professores e pelo sistema escolar”.
Confira, em seguida, na íntegra, a entrevista dos professores
Rosângela, que também tem Pós-Doutorado em Antropologia pela
Universidade de Barcelona, na Espanha, e Walter, que é professor
universitário e coautor, com Pilleti, dos livros “O Mercosul e a
sociedade global; Dom Helder Câmara: o profeta da paz; e Sociologia da
Educação: do positivismo aos estudos culturais”.
Afropress – Quais os aspectos mais importantes
abordados na obra dentro da Série Caminhos da Formação Docente e como
ela pode ser utilizada no dia a dia pelos professores?
Rosângela e Walter Praxedes - Os movimentos negros
sempre alertaram para a existência do racismo na nossa sociedade. A
Coleção Caminhos da Formação Docente das Edições Loyola está direcionada
para a formação de professores, e como estudiosos da Educação e das
Ciências Sociais o nosso trabalho visa demonstrar que o desempenho
escolar dos alunos negros é prejudicado pela discriminação que ocorre
diretamente na interação entre os agentes que se relacionam no cotidiano
escolar, professores, alunos, funcionários, familiares.
O nosso livro contribui para o educador prestar atenção diretamente
tanto nas relações entre negros e brancos no cotidiano escolar, para que
os preconceitos e a discriminação sejam superados, como também nos
conteúdos curriculares de todas as disciplinas escolares que já nos
chegam saturados de mensagens ideológicas eurocêntricas, preconceituosos
em relação às pessoas classificadas como negras, e que em formas muitas
vezes implícitas e quase imperceptíveis acabam difundidos acriticamente
pelos professores e pelo sistema escolar.
Afropress - Como a Escola ainda contribui para a manutenção da cultura racista e discriminatória herdada do período do escravismo?
Rosângela/Walter Praxedes - Nas atividades didáticas
em sala de aula, os educadores muitas vezes relevam ou deixam em segundo
plano o fato de que as desigualdades de desempenho escolar das crianças
e adolescentes negros em relação aos brancos que ocorre no cotidiano
escolar, têm também raízes históricas que remontam ao passado escravista
do nosso país.

Remontam, portanto, às relações de opressão entre colonizadores brancos
e pessoas escravizadas, à política e ideologia do branqueamento da
população brasileira do início da República, à ideologia do eugenismo
das nossas elites intelectuais nas primeiras décadas do século XX, e à
crença sempre difundida pelas classes dominantes brasileiras e até
internacionais de que o Brasil sempre foi uma democracia racial na qual
as chamadas “raças” interagem de forma pacífica sem animosidade ou
violência.
Afropress - Qual o impacto que essa cultura escolar racista ainda tem na formação da criança negra?
Rosângela/Walter Praxedes - Quando discutimos em sala
de aula os resultados da pesquisa realizada pela UNESCO no Brasil em
2006, e várias outras pesquisas, até os educadores militantes dos
movimentos negros ficam surpreendidos com as informações que indicam que
em todas as regiões do país e classes econômicas, tanto nas famílias
mais pobres quanto nas mais abastadas e privilegiadas economicamente,
nos estabelecimentos públicos ou particulares e diferentes disciplinas
“os estudantes negros estão em condição de desvantagem em relação aos
estudantes brancos”. E quanto maior a diferença de renda familiar, maior
a desigualdade no desempenho escolar entre os dois grupos.
Isso quer dizer que mesmo com mais recursos econômicos, os alunos
negros continuam sendo prejudicados pelo processo escolar. E isso
demonstra precisamente que os preconceitos étnicos e raciais contra um
indivíduo ou coletividade podem ter conseqüências práticas extremamente
negativas. Os seres humanos são muito suscetíveis aos julgamentos que os
outros realizam sobre eles.
Não é por acaso que inúmeras pesquisas na área de sociologia da
educação indicam que, tanto no trabalho quanto na educação familiar e
escolar, as expectativas que se tem sobre o desempenho dos indivíduos
influenciam de fato no seu desempenho futuro.
A expectativa dos professores quanto ao desempenho dos alunos
condiciona (embora não determine totalmente) o desempenho dos alunos.
Aquilo que pensamos sobre as perspectivas de um aluno influi no seu
desempenho escolar e na construção da sua identidade.
Afropress - Como estão vendo o cenário da luta antirracista no Brasil - desafios e perspectivas?
Rosângela/Walter Praxedes - Um problema muito
relevante que teremos que discutir é a necessidade de novas estratégias
culturais e políticas de combate ao racismo, pois os discursos de
denúncia do racismo e a defesa de ações afirmativas, embora coerentes e
necessários, estão se transformando em algo banalizado, como se de tanto
discutirmos estes temas eles já tivessem sido resolvidos na sociedade.
Então as pessoas começam a considerar nossos discursos e nossas
propostas práticas como se fossem uma paisagem a que estamos tão
acostumados que nem damos mais atenção. A luta antirracista no Brasil
não pode ser banalizada desta maneira.
Por isso temos que tentar ampliar o nosso repertório de estratégias
para que as pessoas não considerem o nosso discurso sempre “mais do
mesmo”. Como se nos dissessem: “de novo com esta conversa”. Este é o
momento da criatividade da cultura afrobrasileira nos ensinar a superar
esta banalização que começa a ocorrer com o nosso discurso, sem que
tenha ocorrido a verdadeira superação do racismo no nosso país.
Afropress - Nas manifestações de junho, especialmente,
em S. Paulo e Rio praticamente não se notou a presença do movimento
negro organizado. A que atribuem essa desconexão da parcela organizada
do movimento com a realidade? A vinculação à pauta partidária para
maioria das lideranças teria alguma relação com essa ausência?

Rosângela/Walter Praxedes - Mesmo com todos os
problemas que persistem na sociedade brasileira, nós estamos passando
pelo maior período de democracia da nossa história.
Desde o fim do Regime Militar a democracia no Brasil vem se construindo
de uma maneira que os movimentos sociais, partidos políticos e
entidades acabam encontrando canais para negociar suas demandas com o
Estado e mesmo para se fazerem presentes com cargos em um Governo de
coalizão como é o caso das presidências de Fernando Henrique, Lula e
Dilma.
Com isso os novos e mais complexos conflitos que surgem todos os dias
muitas vezes não são percebidos pelos agentes que privilegiam a atuação
junto às instâncias do Estado.
Os movimentos de junho de 2013 nos avisaram que existem imensas
demandas de participação política que estão sendo represadas e não são
representadas pelos agentes políticos convencionais.
Por enquanto estas manifestações estão sendo descaracterizadas pela
infiltração de agentes provocadores. Mas vai passar este momento e os
movimentos sociais vão se reaproximar das forças sociais populares que
precisam ter suas reivindicações levadas em considerações, e vão
redescobrir aquilo que sabíamos na época da ditadura, que a política não
se faz apenas no âmbito do Estado, mas também na agregação paciente de
força visando a construção de um projeto futuro de sociedade.
Afropress - Quando o livro será lançado? Onde? Qual a tiragem?
Rosângela/Walter Praxedes - O livro faz parte de uma
coleção das Edições Loyola destinada à formação de educadores, que é
coordenada pelo grande educador e professor da USP, Nelson Piletti. A
primeira edição saiu com 2 mil exemplares, mas esperamos que o livro
chegue ao maior número possível de educadores e ativistas da luta
antirracista no Brasil.
Afropress - Falem um pouco da trajetória pessoal e profissional?
Rosângela/Walter Praxedes - Nós estamos estudando,
trabalhando e compartilhando a vida há quase trinta anos. Quando
iniciamos o curso de Ciências Sociais na USP visitávamos com freqüência o
apartamento do querido e saudoso professor Clóvis Moura, que ficava na
Avenida Angélica, e com ele aprendemos que a luta contra o racismo no
Brasil passa também por esta dimensão da pesquisa acadêmica.
Em Maringá estamos há 22 anos e participamos da fundação de um cursinho
pré vestibular articulado pelo movimento negro. Na Universidade
Estadual de Maringá trabalhamos na realização de eventos com a
participação de estudiosos e ativistas de todo o Brasil, como o prof.
Kabengele Munanga, o jornalista Dojival Vieira, a ativista e filósofa
Sueli Carneiro e tantos outros, além da organização de grupos de estudo,
publicações e cursos sobre as relações raciais no Brasil. Este Educando contra o preconceito e a discriminação racial é
uma síntese deste nosso trabalho simultaneamente acadêmico e político
contra o racismo, a favor das ações afirmativas e da igualdade.
Afropress - Façam as considerações que julgarem pertinentes.
Rosângela/Walter Praxedes - Nós queremos agradecer a acolhida a este nosso trabalho e parabenizar o Afropress por estes 8 anos de sua competente luta contra o racismo e em favor da abertura de novos espaços para os negros em nosso país.
Serviço:
Livro: Educando contra o Preconceito e a discriminação racial
Autores: Rosangela e Walter Praxedes
Edições Loyola, 2.014 – S. Paulo
http://www.afropress.com/post.asp?id=16047