Mostra Breviário é prorrogada no Calil

O prazo para visitar a exposição Breviário: páginas de um caderno de imagens, da artista plástica Tânia Machado, foi estendido até 15 deste mês, no Teatro Calil Haddad. Estão expostos 28 pinturas que mostram um recorte de possíveis poéticas na forma de páginas de um caderno de imagens. Machado, que é coordenadora do Grupo Artes Plásticas e Industriais da UEM (Apis), citando o Wikipédia, explica que o termo breviário provém do Século XI, quando apareceu um livro que continha todos os textos necessários para o ofício divino da igreja católica, que condensava num só volume o que, até então, encontrava-se repartido em vários livros. Por ser mais ‘breve’ e prático, passou a ser conhecido por esse nome, que se manteve até a última reforma litúrgica para designar cada um dos volumes. Já o seu sentido figurado indica leitura habitual ou predileta.

Na última terça-feira (1), o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, recebeu o professor Valter Augusto Della Rosa, coordenador do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio às Pessoas com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae). Durante o encontro, foram apresentados os materiais de orientação sobre acessibilidade, produzidos pelo Programa.
O Processo de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou, nesta segunda-feira (31), os locais onde os 22.893 inscritos realizarão as provas A consulta pode ser feita pelo site 
A Universidade Estadual de Maringá foi contemplada, por edital da Fundação Araucária, com 160 bolsas para distribuir aos alunos que ingressaram pelo sistema de cotas sociais em 2010 e 2011. São 54 para projetos de pesquisa e 106 para projetos de extensão. Este é o segundo ano que a UEM participa de edital com esse objetivo. Em 2010, a Universidade foi contemplada com 37 bolsas. A UEM apresentou o Programa de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária – 2011, coordenado pela diretora de Extensão, Jane Maria Remor. A professora explica que o período de concessão da bolsa, no valor de R$ 360,00, será de um ano a partir de 1º de novembro e que a quantidade atende 12,5% do universo previsto.
Os organizadores do 1º Festival Intercultural de Maringá informam que foi cancelada a apresentação da Orquestra de São Paulo, que estava agendada para esta quinta-feira (27) à noite no Teatro Marista. O cancelamento foi motivado por problemas de saúde entre os integrantes da orquestra. As demais apresentações seguem normalmente, a partir de amanhã, conforme a programação.
Em audiência dos reitores das universidades
públicas paranaenses com o secretário de Educação Superior do Ministério da
Educação, Luiz Cláudio Costa, hoje (26), em Brasília, ficou definido que, na
primeira semana de dezembro, haverá, em Curitiba, um seminário no qual será estabelecido
um programa de apoio da União ao sistema estadual de ensino superior.
As Principais Leis que Regem a Profissão do Estatístico e Aplicações no Mercado de Trabalho é o tema da palestra da 8ª Semana da Estatística da Universidade Estadual de Maringá. O evento começa nesta quarta-feira (26), às 13h30 e segue até quinta-feira (27), quando será proferida a conferência.


O professor Willy Jean Malaisse, da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), receberá, nesta segunda-feira (24), às 19h30, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Maringá. A cerimônia acontece durante sessão solene do Conselho Universitário (COU), que será realizada no Auditório Professor Doutor Keshiyu Nakatani, Bloco G-90 (auditório do Nupélia).
A VII Jornada Linux de Maringá (Jolim) começa nesta segunda-feira, dia 24, na Universidade Estadual de Maringá. O evento, realizado pelo Grupo PET-Informática da UEM, termina na quarta-feira, dia 26. O objetivo é divulgar e incentivar o uso do software livre, em especial do sistema operacional Linux.

