Eduem lança 40 títulos em noite festiva

A Eduem, Editora da Universidade Estadual de Maringá, promoveu, na Afuem, nesta sexta-feira (8), seu lançamento anual de livros. No total, foram lançados 40 títulos, que foram publicados de abril de 2010 a março de 2011, além de doze livros da Coleção Fundamentum (livros-texto criados pelos docentes da Instituição, como material complementar em sala de aula) e 25 Revistas Acta Scientiarum. O diretor da Eduem, Ivanor Nunes do Prado, relembrou a criação da Editora, que começou como programa dentro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em 1992, durante a primeira gestão Décio Sperandio como reitor. A criação da Eduem foi concretizada em 2006. Informou que, ao todo, já foram publicados 236 livros, além de 71 da Coleção Fundamentum. Prado também destacou a importância de parcerias para o avanço da Editora, entre elas, com a Fundação Araucária, o CNPq e o Senac. Galeria de fotos.


A quarta edição da Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá deve receber cerca de 8,5 mil estudantes do ensino médio nos dois dias de realização do evento, que começou hoje (6), no estacionamento da Biblioteca Central. Cerca de 110 colégios de diversos municípios paranaenses e paulistas agendaram horário para seus alunos. O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé visitaram a Mostra e assistiram à apresentação do curso de Artes Cênicas. O reitor agradeceu a todos que se envolveram para realização do evento e aos estudantes presentes, sem os quais não haveria o sucesso desejado. Destacou que a UEM tem tido os melhores egressos e que tem buscado os melhores talentos, presentes em todas as camadas sociais. Finalizou dizendo esperar que os estudantes voltassem à UEM no próximo ano como calouros.
O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, lançado em 2009, certifica gratuitamente cerca de 300 propriedades do Paraná que cultivam produtos orgânicos. Nesta quarta-feira (6), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal, recebeu os representantes do grupo responsável pela iniciativa, professores Ednaldo Michellon, da UEM e Carlos Hugo Rocha, da Universidade de Ponta Grossa (UEPG). Estave presente, também, o assessor técnico da Seti, o ex-reitor da UEM, Décio Sperandio.
A Universidade Estadual de Maringá recebe, nesta quinta-feira (7), às 19h30, o poeta, declamador e ator Joby Bernabé, que vem da Martinica para se apresentar no auditório do Nupélia, no Bloco G-90, no câmpus universitário. Bernabé é descendente de escravos e possui um talento ímpar na arte de contar histórias e interpretar poemas autorais.





As escolas interessadas em participar da quarta edição da Mostra das Profissões da Universidade Estadual de Maringá têm só até segunda-feira (4) para agendar a visita. O agendamento deve ser feito diretamente no Núcleo Regional de Educação de Maringá, pelos fones (44) 3218-7137 ou 3218-7136.
A Universidade Estadual de Maringá abre, nesta segunda-feira (4), o prazo de inscrição para o Vestibular de Inverno de 2011. Para esse concurso são oferecidas 1.488 vagas, entre as quais 286 são reservadas para o sistema de cotas sociais, que atende alunos que realizaram seus estudos integralmente no ensino público e comprovem renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional. As inscrições serão aceitas até o dia 25 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço
Qualidade e Excelência na Produção Animal é tema da XXVII Semana da Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá que ocorre de 25 a 27 de abril. O evento será realizado no anfiteatro Adelbar Sampaio, bloco F-67. A solenidade de abertura está prevista para dia 25, às 19 horas. Nesse dia, serão proferidas as palestras Qualidade e Excelência da Carne Bovina e A Relação entre Alimentação e Comportamento no Condicionamento dos Animais.
Os alunos do projeto de Karatê da UEM participaram, no último dia 26, do XIII Campeonato do Norte do Paraná de Karatê-Dô Tradicional, organizado em conjunto pelo SESC de Apucarana e pela Federação Paranaense de Karatê-Dô Tradicional. A competição contou com a presença de mais de 300 atletas da região Norte do Paraná. Os alunos da UEM conquistaram inúmeras medalhas: quatro ouros, oito pratas, quatro bronzes e dois quartos lugares, resultado suficiente para garantir a UEM na terceira colocação no Regional. Em duas categorias, os atletas da UEM fizeram a final, garantindo assim, ouro e prata na mesma categoria.

