Compromisso com os aposentados

O Sinteemar apresentou um rol de reivindicações de professores e técnicos que já se aposentaram ou estão se aposentando e que não desejam perder totalmente o vínculo com a Instituição. Algumas delas já estão sendo executadas, como o atendimento pelo Ambulatório Médico e encaminhamento para realização de exames, utilização da Biblioteca Central, realizando visitas hospitalares e domiciliares; outras ações estão sendo analisadas e outras precisam passar pelos conselhos superiores. O reitor Júlio Santiago Prates Filho informou que a UEM está discutindo com a Fundação Araucária a possibilidade de que professores referência aposentados pudessem desenvolver atividades e receber bolsa. Comentou que a UEM também pretende lançar uma linha editorial chamada Memórias dentro da Eduem para resgatar a história da Instituição e os que a construíram. A vice-reitora Neusa Altoé falou que a UEM implantará o café com os aposentados duas vezes ao ano como forma de agradecimento da Universidade para com eles.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho foi recebido, em audiência, na última quarta-feira (23), em Brasília, pelo chefe de gabinete do Ministério das Comunicações, Leones Dall’gnol, para tratar de diversos assuntos de interesse da UEM, principalmente em relação à rádio e a televisão da Universidade.
A UEM e a Secretaria de Estado das Relações com a Comunidade (Serc) formalizaram, nesta sexta-feira (25), um Termo de Cooperação Mútua Amplo para o desenvolvimento de projetos e programas voltados para a comunidade. A solenidade foi realizada na Sala dos Conselhos Superiores, no bloco da Reitoria. O documento foi assinado pelo reitor Julio Santiago Prates Filho, o secretário da Serc, Wilson Quinteiro, a vice-reitora Neusa Altoé, o prefeito Silvio Barros e o chefe de Gabinete da Serc e coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho.


O Departamento de Educação Física (DEF) está promovendo, nesta quinta-feira (24), a Mostra de Projetos e Grupos do DEF. A ideia é apresentar aos calouros as atividades desenvolvidas no Departamento. A organização é do Centro Acadêmico e do Grupo de PET de Educação Física.
A Calourada 2011 da UEM, que inclui atividades ecológicas, culturais e debates, começa nesta quarta-feira (23), às 17 horas, com a trilha ecológica pelo câmpus, com plantio de mudas e arrastão de limpeza a partir do Diretório Central dos Estudantes (DCE), bloco 6. Essa iniciativa é aberta não só aos novos alunos, mas a todos os interessados. Segundo os coordenadores do DCE Gabriel Essado, Patrícia Riffel de Almeida e Vivian Gombi, quando se pensou na programação das atividades, buscou-se priorizar a produção da UEM e criar um espaço para a valorização das bandas regionais. A intenção também é que os alunos percebam a função social da Universidade e debatam os problemas sociais, desde planejamento urbano até políticas públicas para dependentes químicos. Outra prioridade são as ações solidárias, não com caráter assistencialista, mas como meio de aproximar o movimento estudantil das comunidades carentes e de uma realidade diferente. Estão sendo arrecadados roupas, livros, gibis, brinquedos que serão doados para o projeto Casa Verde, que atende filhos de carvoeiros de Inácio Martins, o município paranaense com o menor índice de IDH do Estado. Há dois pontos de coleta: em frente ao RU e ao DCE. A conscientização sobre Aids é outra preocupação da Calourada. Estão sendo distribuídos folhetos e preservativos.
O Programa de Tratamento Multidisciplinar da Obesidade da
Universidade Estadual de Maringá foi destaque no
A UEM e a Secretaria de Estado das Relações com a Comunidade (Serc) formalizam termo de cooperação para o desenvolvimento de projetos e programas voltados para a comunidade. A solenidade será nesta sexta-feira (25), às 15 horas, na Sala dos Conselhos Superiores, no bloco da Reitoria. O documento será assinado pelo reitor Julio Santiago Prates Filho e o secretário da Serc, Wilson Quinteiro.
O projeto Biodiversidade e Ecologia de Diferentes Comunidades Aquáticas em Quatro Importantes Planícies de Inundação Brasileiras, do Núcleo de Pesquisas em Limnologia e Aquicultura (Nupélia), da UEM, foi recém aprovado pelo CNPq e Fundação Araucária. O Núcleo concorreu ao Edital Nº 47/2010, do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade - Sisbiota Brasil.
A Universidade Estadual de Maringá terá um dos 49 Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas (CRR), anunciados pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 17, no Seminário de Implantação dos Centros Regionais de Referência. Os centros serão responsáveis por capacitar, nos próximos 12 meses, 14,7 mil profissionais de saúde e assistência social, como médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários. A previsão é que eles comecem em final de março ou início de abril, dependendo da liberação dos recursos.
O II Torneio Indígena de Futebol será realizado na Universidade Estadual de Maringá, em 25 e 26 de março. A previsão é que participem cerca de 400 atletas de diferentes territórios indígenas do Paraná. O torneio será em duas modalidades: futebol de campo masculino e futebol suíço feminino. O objetivo é aproximar as etnias Xetá, Kaingang e Guarani na integração indígena e de colocar a universidade como polo de manifestações multiculturais. 

