Atleta e técnico de projeto da UEM Ivaiporã são convocados para Mundial

uem-na-midia
    24-05-2023
    O fundista Diego de Souza Vieira (Divininho) e o professor Ewerton Davy Marques Silva foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) para compor a delegação de atletismo que vai representar o Brasil no Global Games Vichy France 2023.

A 6ª edição da competição voltada para atletas com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo, acontece no período de 4 a 10 de junho, em Vichy, na França, e deve reunir mais de mil competidores de diversos países.

Ambos fazem parte do projeto de extensão do Campus Regional do Vale do Ivaí da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (Afavi), em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã.

O técnico Ewerton Davy Marques já foi vice-campeão geral com a delegação brasileira em 2009, quando a competição aconteceu na cidade de Liberec, na República Tcheca. Ele também representou a seleção brasileira de atletismo na cidade Brisbane, Austrália, em 2019. “Estamos com o time feminino mais forte da história e o masculino deve conquistar algumas medalhas”, projetou o treinador.

Por sua vez, é a primeira oportunidade de Divininho participar do evento máximo para atletas com deficiência intelectual. Na França, Divininho competirá nas provas de 5 e 10 mil metros rasos. “Esse ano recebi alguns presentes de Deus e um deles foi a convocação para o Mundial na França. Será minha primeira competição de pista e espero fazer boas provas lá e vencer, tenho me dedicado aos treinos em dois períodos com muita disciplina para chegar ao meu melhor. Desde já agradeço aos professores, parceiros que me apoiam nessa competição tão importante que vai ficar marcada na minha história”, destacou o paratleta.

Em 2018, Divininho disputou o Mundial de Meia Maratona, em Portugal, ficando na 7ª colocação.

Com relação a Divininho, o treinador acredita que ele possa chegar à final, principalmente, na prova dos 10 mil metros. “Fico feliz pelo esforço dele e acredito que ele está bem preparado e possa chegar a uma final e ficar entre os 8 melhores, mas o atletismo tem muitas variantes e ele pode surpreender com um pódio”, acrescentou, agradecendo ao apoio do NRE de Ivaiporã e a participação do projeto Afavi/UEM na mobilização dos atletas portadores de deficiência.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO