UEM forma novos profissionais no Campus Regional do Vale do Ivaí

uem-na-midia
    28-06-2023
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou na sexta-feira, 23 de junho, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, em Ivaiporã, a solenidade de colação de grau, onde foram entregues diplomas de conclusão de curso aos formandos de Educação Física, História e Serviço Social, além de Administração Pública EAD.

A sessão solene conduzida pela reitora em exercício Gisele Mendes de Carvalho contou com as presenças dos coordenadores de cursos da UEM/CRV; diretor geral do campus, Eduard Bendrath; secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação, Alex Sandro Fonseca; major do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, Geovana Angeli Messias; diretor do campus do IFPR de Ivaiporã, Ricardo Souza; e chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Válber Clarimundo, entre outras autoridades.

A paraninfa geral dos formandos de 2022 foi a professora Karla Maria da Silva. O juramento foi proferido pela graduanda Gabriela da Silva Viana, do curso de Educação Física. Entre as graduandas do curso de história estava a indígena Analice Rãnhtánh Pinheiro, da etnia Kaingang, da Terra Indígena Faxinal.

A reitora em exercício Gisele Mendes de Carvalho representou o reitor Leandro Vanalli, que estava em viagem oficial ao Japão, e citou que é a segunda professora e mulher a assumir o cargo de reitora em exercício da UEM nos 53 anos de história. Ela também citou que com a formatura em Ivaiporã, a Universidade Estadual de Maringá chegou a 80 mil profissionais formados ao longo da história. “A UEM é um fator de desenvolvimento regional, porque é uma universidade que leva o nome de Maringá para toda a região, gerando desenvolvimento e formando novas lideranças para a sociedade. ”, destacou a reitora em exercício.

Gisele Mendes reforçou que a UEM está ranqueada entre as cinco melhores universidades do Brasil e o crescimento é um ponto favorável para os novos profissionais que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

A reitora em exercício salientou que a gestão da UEM quer aumentar o número de alunos que ingressam na universidade e que saem formados dela. Nesse sentido, ela se mostrou favorável ao fato do curso de Educação Física migrar para o período noturno a partir do ano letivo de 2023, iniciado na segunda-feira, 26 de junho.

O pró-reitor de extensão e cultura da UEM, Rafael da Silva, destacou o importante papel da universidade na formação profissional dos alunos. “É um ciclo que se fecha para os formandos, são pessoas que a UEM coloca no mercado de trabalho muito capacitadas para atuarem em suas respectivas áreas, mas também aguardamos os novos alunos para darmos continuidade a essa marca de sermos uma universidade sempre muito bem ranqueada no ensino, pesquisa e extensão”, disse o pró-reitor de extensão.

O diretor do Campus Regional do Vale do Ivaí, Eduard Bendrath, frisou a importância da conquista para os formandos. “A colação de grau é o momento sublime de quatro anos de formação de vida e a partir de agora as portas se abrem para um novo mundo para esses alunos e esperamos que a universidade tenha contribuído para o desenvolvimento regional e nada melhor do que ter profissionais formados no ensino superior com elevada qualidade”, comentou o diretor do campus.

Finalizando a cerimônia, a universidade entregou aos graduados Paulo José Luders Rocha, do curso de história; Diuliane Fortunato de Souza e Jéssica Couto da Silva, ambas do curso de serviço social, a Laurea Acadêmica, recebida pelo acadêmico que conclui pelo menos dois terços de todas as notas com nota 9 ou superior.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO