Indígena Kaingang de 67 anos cola grau em História pela UEM

uem-na-midia
    16-06-2023
    Hoje (16), Gilda Kuita Rodrigues, colará grau no curso de História EaD pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aos 67 anos, com muitas lutas, esforços e enfrentamentos, essa mulher guerreira e precursora da Educação Escolar Indígena no Paraná merece uma linda comemoração por essa conquista histórica na sua trajetória enquanto mulher indígena Kaingang

Ela reside na atual Terra Indígena Apucaraninha, no município de Tamarana, Paraná. Nascida em fevereiro de 1956, Gilda tem suas origens no povo Xokleng, especificamente do vale do rio Itajaí, em Santa Catarina, onde hoje é a Terra Indígena Ibirama/Laklãnõ. De toda forma, suas raízes também têm laços com a etnia Kaingang, principalmente do vale do rio Tibagi, no Paraná.

Por sua história, Kuita se auto afirma Kaingang, tendo fluência nesta língua, mas também com algum conhecimento da língua Xokleng. A história da vida de Gilda representa não apenas a sua luta individual, mas de toda uma etnia ou de todos os povos indígenas do Brasil, para sobreviver junto às arbitrariedades e violências cometidas por agentes dos órgãos indigenistas, representantes do poder público, fazendeiros, entre outros.

Login Form

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO