UEM anuncia construção de museu em Porto Rico

uem-na-midia
    26-06-2024
    Local receberá as embarcações históricas que foram retiradas do leito do Rio Paraná, além de artefatos dos povos originários que viviam na região
    Porto Rico deve ganhar um museu em breve. A novidade foi anunciada durante reunião de trabalho do prefeito Álvaro de Freitas Netto e equipe com o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, na manhã desta quarta-feira (26).

A construção do Museu será realizada entre a parceria da UEM com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio do município, dentro da área pertencente à UEM, que hoje abriga o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia).
    “Nosso município há algum tempo vem pleiteando um Museu, e nosso pedido foi atendido. Logo teremos um Museu para a visitação em nossa cidade", destacou o prefeito Álvaro de Freitas Netto que em conjunto com o vice, Antônio Felipe dos Santos (Piu) e o secretário de Turismo, Murilo Gois já estavam nas tratativas para mais essa obra.
    “Nós da UEM temos todo interesse na construção de um Museu em Porto Rico, e com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e município logo começamos essa obra,” disse o reitor Leandro.

O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Júlio Leite, prefeito de Terra Rica, falou da importância do Museu para toda a região.

“Porto Rico é um referencial para nós, e toda a região está sendo impulsionada com o crescimento dessa cidade e da Costa Noroeste. Esse Museu será mais um atrativo turístico”, destacou Leite.

O Museu deve receber as embarcações históricas que foram retiradas do leito do Rio Paraná, que estão no campo de futebol do município, e os artefatos encontrados nelas. Também deve receber artefatos dos povos indígenas que viviam na região, além de artefatos antigos dos desbravadores das cidades do extremo noroeste.

O local também será referência para os alunos das escolas de todo o Paraná, que poderão visitar e ter acesso a todo o acervo do Museu.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO