UEM LANÇA PROTOCOLO PARA PROTEÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

uem-na-midia
    09-03-2023
    Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a UEM, Universidade Estadual de Maringá, lançou o protocolo “ContrAbuso”, nesta quarta-feira, durante um café da manhã. O principal objetivo é contemplar mulheres em várias situações de violência sexual, esclarecer possíveis encaminhamentos jurídicos dentro da universidade, assim como procedimentos disciplinares e medidas administrativas que devem ser tomadas. A cerimônia de lançamento reuniu várias autoridades acadêmicas, entre elas Neusa Altoé, a primeira mulher a ser eleita reitora no Paraná, tendo exercido o cargo de 1998 a 2002 frente à gestão da UEM. Ela também foi vice-reitora da instituição. O protocolo foi lançado por meio de uma portaria, com sugestivo número 190/2023. Entre os objetivos estão disponibilizar ferramentas necessárias para enfrentar comportamento discriminatórios ou barreiras de acesso a um procedimento formal justo e eficaz, assim como evitar que mulheres atendidas sofram violência institucional ao denunciarem casos de agressões. O projeto visa oferecer atendimento integral, isto é, a integração dos serviços disponíveis às vítimas. O novo protocolo busca, ainda, possibilitar a autonomia por parte da mulher vítima em situação de violência em todos os processos de decisão do atendimento e assegurar que os denunciantes ou as vítimas não sejam objeto de ameaça, retaliações, perseguição ou discriminação de qualquer tipo. Outro ponto importante é favorecer a construção de um ambiente universitário livre de qualquer tipo de violência com base em sexo, gênero, classe, raça, etnia, nacionalidade ou religião, e promover condições de igualdade e equidade. Por fim, o novo protocolo visa informar às vítimas sobre as medidas de investigação e atendimento adotadas, quais são os seus direitos e os do agressor, assim como oferecer uma reparação justa que preze pelo restabelecimento da vida acadêmica sem prejuízos, construindo uma mensagem clara de garantia de não repetição de casos similares. Mais detalhes sobre o projeto em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Nathália Gonçalves)

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO