O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Guilherme
Catani, levou uma semana para encontrar o apartamento que precisava. O
acadêmico, de Pato Branco, estuda na Universidade Estadual de Maringá
(UEM) e precisava deixar o apartamento de um quarto onde morava por
outro para dividir com os amigos. Ele entrou na internet, encontrou
vários anúncios e fez a escolha.
De acordo com ele, os anúncios trazem mais opções e dispensam a peregrinação pelas imobiliárias. "Nós vimos o anúncio, então visitamos a imobiliária. Eles nos atenderam bem e encontraram uma opção melhor ainda", conta.
Douglas Marçal
Uma semana foi o tempo necessário para Guilherme fechar o negócio
No fim, o trabalho conjunto entre o anúncio online e o atendimento
do corretor fez o grupo fechar o negócio. "Eles nos instruíram durante o
processo, acompanharam, mandaram e-mails. Demorou ainda um pouco,
porque os documentos de fiador tiveram que ir para outra cidade, serem
assinados e reenviados", destaca.
A experiência de Guilherme é
cada vez mais comum, tanto na locação como na compra e venda de
imóveis. Em três meses, de 14 de março a 14 de junho, 19.055 propostas
foram enviadas para as imobiliárias e os corretores cadastrados na
seção de Classificados do portal odiario.com.
A delegada
regional do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná
(Sindimóveis), em Maringá, Marisa Marutaka ressalta que a rede mundial
de computadores auxilia na concretização dos negócios, porque o cliente
chega com uma ideia clara do que quer, como fez Guilherme. "Hoje, não
imagino uma imobiliária sem usar a internet para apresentar os imóveis",
afirma.
Rafaela Cristina da Silva, responsável pelo Marketing
da Imobiliária Opção, tem uma equipe exclusiva para atender os
internautas e responder cada proposta ou pedido de informação que chega
pelo site. Desde janeiro de 2010, a Opção já recebeu 592 propostas
pelo odiario.com, sem contar os telefonemas originados pelos anúncios
virtuais.
O vice-presidente da Regional Noroeste do Sindicato da
Habitação e Condomínios (Secovi), Roberto Granado Martines, o Téo
Granado, declara que as ligações e as propostas via e-mail aumentaram
sensivelmente com os anúncios online.
EMPATIA
"Nós vimos o anúncio e
visitamos a imobiliária.
Eles nos atenderam e
encontraram uma opção
melhor ainda"
Guilherme Catani
Estudante de Arquitetura
e Urbanismo
"O portal odiario.com, por exemplo, foi formatado para oferecer
praticidade ao cliente, o que realça o interesse dele", acrescenta.
Téo Granado considera ainda que a capacidade de atualização instantânea
e a comodidade da pesquisa ser feita em casa ou no ambiente do
trabalho impulsionam a atividade. "Desde que passamos a investir em
mídia eletrônica, fechamos vários negócios, que começaram com a
pesquisa pela internet", ilustra.
http://maringa.odiario.com/imoveis/noticia/577851/internet-agiliza-locacao-e-compra-da-casa-propria/