A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprovou algumas mudanças para ingresso nos cursos presenciais. As medidas valem para os vestibulares e para o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e passam a valer já para o próximo concurso, em julho.

Uma das medidas diz respeito à prova de língua estrangeira, que passará a ser classificatória e não mais eliminatória. Antes, um candidato que obtivesse nota zero nessa prova era automaticamente desclassificado. A partir do Vestibular de Inverno, o aluno ainda continua na disputa por uma das vagas.

O professor Evandro Luís Gomes, do Departamento de Filosofia da UEM, que liderou a comissão para estudo dessa mudança, afirma que, nos vestibulares dos últimos cinco anos houve alta porcentagem de candidatos reprovados na prova de língua estrangeira.

“No Vestibular de Inverno de 2014, por exemplo, cerca de 40% do total de inscritos obtiveram nota zero nesta prova”, relata o presidente da comissão. Segundo ele, em muitos casos, esses candidatos alcançaram pontuações nas outras provas que superaram a de outros vestibulandos. Significa que eles teriam condições de concorrer a uma vaga.

Vagas remanescentes

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) também aprovou o Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes, que permite que os alunos na lista de espera possam se candidatar a vagas remanescentes de outros cursos, em que não haja alunos classificados na fila.

Em termos gerais, qualquer candidato classificado no vestibular da UEM ou no PAS, que não efetuou matrícula, pode fazer a opção por um dos cursos com registro de vaga remanescente.

Caberá à Diretoria de Assuntos Acadêmicos fazer a publicação dos editais de chamadas específicas e a classificação dos candidatos se dará por meio de um novo escore, calculado pela somatória das pontuações obtidas na Prova de Conhecimentos Gerais e Redação.

Por esse critério, os candidatos serão ranqueados em duas listas, uma para cotistas e outra para não cotistas. Por ordem de classificação, o preenchimento das vagas vai começar pela lista dos cotistas. Se houver sobra, as vagas serão abertas para os candidatos não cotistas.

Preenchimento de vagas pelo Enem

Caso ainda persistam vagas remanescentes, elas serão ofertadas para candidatos que prestaram o Enem nos últimos três anos e que tenham obtido, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas do Exame.

A pró-reitora de ensino, Ana Tiyomi Obara, destaca que ambas as medidas visam ampliar o acesso dos estudantes aos diversos cursos ofertados pela UEM, garantindo, ainda que os investimentos públicos cumpram seus objetivos. A expectativa é que o novo regulamento reduza o número de vagas ociosas, na perspectiva de que os investimentos alocados aos cursos não sejam subutilizados.

CPF obrigatório

Todas essas mudanças passam a valer já a partir do Vestibular de Inverno de 2017, cujas inscrições serão abertas no dia 10 de abril. A presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, explica que neste concurso também entrará em vigor a obrigatoriedade do candidato informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no ato da inscrição.

A medida, segundo a presidente da CVU, atende uma normativa da Federação dos Bancos para a geração de boletos.