Na manhã desta quarta-feira (14), os dois sindicatos que atendem aos servidores da Universidade Estadual de Maringá realizam assembleias. A pauta do Sinteemar (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá) e da Sesduem (Seção Sindical dos Docentes da UEM) é a mesma: paralisações contra medidas tomadas pelos governos estadual e federal.

Na pauta estão duas paralisações. Uma deve acontecer na próxima terça-feira (20), contra as medidas tomadas pelo Governo do Estado, como a não liberação de recursos às universidades que não aderirem ao sistema de controle Meta4. Os servidores também querem reposição da inflação no salário e o pagamento das progressões atrasadas.

A outra paralisação é referente à Greve Geral marcada para o dia 30. Os servidores discutem se participarão do ato nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência. Nesse manifesto, uma das pautas também é a exigência da convocação de eleições diretas para presidente da República imediatamente.

Nas duas reuniões, os representantes dos sindicatos também vão atualizar os servidores sobre as negociações com o governo. Na segunda-feira (12), eles se reuniram com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para discutir sobre o Meta4, contratações, reposições e a data-base da categoria.

Serviço

Assembleia extraordinária Sinteemar: 14/06, a partir das 8h, no auditório do Sinteemar;

Assembleia permanente Sesduem: 14/06, a partir das 9h30, no auditório Dacese.