UEM e Prefeitura de Ivaiporã assinam termo de gestão compartilhada do Complexo Esportivo Sapecadão

uem-na-midia
    29-02-2024
    A direção do Campus Regional do Vale do Ivaí da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Prefeitura de Ivaiporã assinaram na tarde de terça-feira, 27 de fevereiro, o Termo de Gestão Compartilhada do complexo esportivo que engloba o Ginásio Sapecadão e o Estádio Manoel Fernandes Silva.

O complexo estava sob a responsabilidade do campus regional do Vale do Ivaí da UEM desde 2010, quando foi assinada pela prefeitura a cessão do espaço por 99 anos para a universidade.

Em entrevista ao Paraná Centro, a direção do CRV/UEM explicou que a gestão compartilhada visa a atender o bem comum da população de Ivaiporã e região. “É um instrumento inovador na administração pública, que possibilita, agora, investimentos tanto do Estado via UEM, quanto da prefeitura”, comentou o diretor geral do campus, Eduard Bendrath.

O objetivo é oferecer um espaço esportivo de excelência para Ivaiporã com o suporte do curso de Educação Física da UEM, junto com o Departamento de Esportes da Prefeitura de Ivaiporã.

O uso compartilhado entre UEM e prefeitura será feito mediante planejamento estratégico entre o campus da UEM, via curso de Educação Física, e o Departamento de Esportes da Prefeitura. Todos esses elementos foram acordados juridicamente entre a universidade e a prefeitura e constam no Termo de Gestão Compartilhada, que terá 35 anos de validade.

Como primeiro passo desse projeto, será iniciado, nas próximas semanas, o Centro de Referência do Paradesporto, uma parceria entre a UEM e a Prefeitura, com a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro.

”O apoio da prefeitura é fundamental para que possamos oferecer serviços de qualidade e excelência na área do esporte. A UEM conta com um dos melhores cursos de Educação Física do sul do país e a expertise pode contribuir muito no desenvolvimento e consolidação do esporte na região”, acrescentou o diretor da UEM.

Conforme o diretor da UEM, no que tange à operacionalização do dia-a-dia, as responsabilidades são definidas no termo, sendo a UEM responsável pelos custos operacionais de água e luz e um servidor dedicado, e a prefeitura com vigilância e conservação do entorno e também um servidor. Quanto aos investimentos e melhorias, eles poderão ser feitos por qualquer uma das partes.

“Ficou assegurado no Termo a garantia de uso do espaço para o curso de Educação Física da UEM desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, completou o professor Eduard Bendrath.

Login Form

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO