Departamento de Engenharia Têxtil da UEM celebra 25 anos

uem-na-midia
    19-10-2023
    Hoje, 19 de outubro, é um dia de comemoração para o Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que comemora 25 anos, data de grande importância para Goioerê e região assim como para os servidores que fazem parte deste Departamento e para o Campus Regional de Goioerê (CRG).

Ao longo desses 25 anos, o DET já formou 443 Engenheiros Têxteis e 83 Engenheiros de Produção. “Expressamos nossos sinceros agradecimentos a todos que fizeram parte dessa história e esperamos celebrar mais 25 anos de conquistas e crescimento”.

No contexto da estrutura organizacional da UEM, o DET desempenha um papel fundamental para os cursos da instituição. É nele que os professores são lotados, onde acontecem discussões pedagógicas, a distribuição de aulas e a definição de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O DET viu seu primeiro chefe Pro Tempore, o Prof. Dr. Manoel Francisco Carreira, liderar seus primeiros passos.

“Ao refletirmos sobre essas duas décadas e meia, não podemos deixar de destacar os esforços e as conquistas de todos os colegas, professores e servidores que, com persistência e dedicação, deixaram seu legado e suas histórias de amor pelo Departamento”.

Durante muitos anos, o DET abrigou exclusivamente o curso de Engenharia Têxtil, e posteriormente, o curso de Moda, que foi lotado no DET por alguns anos. Mais recentemente, em 2011, o curso de Engenharia de Produção foi criado, ampliando o escopo deste Departamento para dois cursos.

Nessa jornada, é importante destacar o apoio do DET ao curso de Engenharia de Produção com ênfase em Confecção Industrial, localizado em Maringá. A criação do DET possibilitou a autonomia dos cursos em relação às suas demandas, promovendo maior integração e oportunidades de crescimento nos pilares fundamentais da UEM: Ensino, Pesquisa e Extensão, que se consolidam dia a dia entre as universidades.

“Nesse contexto, expressamos nosso agradecimento a cada servidor, colaborador e acadêmico que passou por aqui e contribuiu para a construção e manutenção deste Departamento. Queremos fazer uma menção especial ao Prof. Dr. Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, Diretor do Centro de Tecnologia (CTC) na época da criação do DET. Ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do Departamento, contribuindo para a criação de programas de capacitação de docentes em nível de mestrado, parcerias com o Departamento de Engenharia Química (UEM) e a colaboração na formação de docentes em nível de doutorado na Universidade do Minho, em Portugal”.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO