Exposição Impressões fica na UEM até quarta
Impressões é o título da Exposição à mostra no Museu da Bacia do Paraná da UEM. As obras ficam expostas até a próxima quarta-feira (15). Os trabalhos são de Ailton Souza dos Santos, servidor técnico do Departamento de Biologia da UEM, e mostram 15 macrofotografias. Ao se deparar com as fotos, o público faz um exercício lúdico de tentar descobrir o objeto retratado. Segundo os organizadores, a exposição é “um convite a uma viagem ao mundo de impressões, onde imagens simples podem propiciar um passeio pelo imaginário. Imagens que surgem da natureza e chegam a um objeto comum de uma casa, ou mesmo de uma ação cotidiana”.

Maringá debaterá, de 14 a 17 deste mês, a inovação científica e tecnológica em Zootecnia durante a 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. A solenidade de abertura será no dia 14, a partir das 19h30, no Clube Olímpico de Maringá. As demais atividades serão realizadas no Centro de Eventos Araucária. O evento, que já registra mais de 1,7 mil inscritos, é promovido pela SBZ e pelo Departamento de Zootecnia da UEM. Cerca de 50 palestrantes de diversos países, como da Austrália, do Canadá, do Chile, da Espanha, dos Estados Unidos, da França, da Holanda, do México, de Portugal, abordarão diversos temas.
Durante a tarde desta segunda-feira (6), foi realizada a Reunião de Integração dos Trabalhadores dos Órgãos de Governo do Norte do Paraná. Esse é o primeiro de uma série de eventos que têm como foco promover a troca de informações entre as equipes que desenvolvem as ações do governo do Estado, na região de Maringá. A Universidade Estadual de Maringá estava entre as instituições que apresentaram suas atividades.
O Festival de Cinema de Maringá está de casa nova. O palco para a sexta edição do evento, que começa nesta sexta-feira (3), e segue até 10 de julho, é Universidade Estadual de Maringá. Duas grandes tendas estão sendo montadas no estacionamento do Restaurante Universitário, uma para exibição da mostra competitiva e outro para debates e palestras. A UEM ainda cedeu outro espaço para a mostra paralela e oficinas de cinema, que serão realizados no anfiteatro do Bloco H-35.
O programa Ponto & Contraponto desta sexta-feira (3), na rádio UEM FM (106,9 MHz), debate O papel do HU na saúde pública. Participarão do programa o superintendente do HU, médico e professor do Departamento de Medicina da UEM, José Carlos Amador; o secretário de Saúde de Maringá, cirurgião dentista Antonio Carlos Nardi; e o auditor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, cirurgião pediátrico Dagmar Roque Sutier, que representa a chefia da Regional de Saúde.
O Grupo Universitário de Dança Parafolcórico Fogança está novamente com a bagagem pronta para mais um festival nacional de dança. O grupo vai representar a Universidade Estadual de Maringá e o Paraná no 10º Festfolk – Festival Nacional de Danças Folclóricas e Etnias de Blumenau, Santa Catarina, evento que será realizado entre os dias 9 a 12 deste mês.
Amanhã (3), ao meio dia, na sala 8, do bloco 8, no campus da UEM, os acadêmicos da classe de Flauta Transversal realizam prática de performance com a execução de sonatas para flauta e piano, do compositor J.S. Bach. As composições serão executadas pelos acadêmicos Welington Alves, Marcelo Bastos, Antônio Dimas e Karen Cristina Ghimarães. Ao piano, estará o professor Ticiano Biancolino.
O prefeito de Paiçandu, Vladimir da Silva, esteve na Universidade Estadual de Maringá, no final da tarde de ontem (1º), para receber o Plano de Habitação de Interesse Social elaborado pela equipe do núcleo local do Observatório das Metrópoles para aquele município. A entrega foi feita pela coordenadora do projeto, professora Beatriz Fleury e Silva, pelo reitor em exercício, Mário de Azevedo, e pela coordenadora do Observatório, professora Ana Lúcia Rodrigues.
O arquiteto, professor e pesquisador da UEM, Renato Leão Rego, está lançando o livro ‘As cidades plantadas. Os britânicos e a construção da paisagem do norte do Paraná’. A obra trata da colonização do norte do Paraná e das transformações provocadas nesta região pelos investimentos da empresa britânica Parana Plantations Limited, matriz da Companhia de Terras Norte do Paraná e da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná. Segundo Rego, desde Londres, esta empresa planejou e comandou o desenvolvimento, a ocupação e a urbanização das suas terras no norte paranaense entre os anos 1924 e 1944.
A Orquestra da Universidade Estadual de Maringá faz sua estreia oficial no dia 11 de julho, às 20 horas, no Teatro Calil Haddad. Sob regência de Rael Gimenes Toffolo, os cerca de 40 integrantes executarão obras românticas, clássicas, barrocas e brasileiras do século XX. No repertório, Portnoff – concertino para violino Op. 14, com solo do professor Marcus de Lazzari Junior; Mozart – Sinfonia 29; Brahms – Rapsódia Op 79, número 2; Telemann – concerto para viola em Sol Maior, com solo do acadêmico de Música, Saimenton Pereira dos Santos; e canção de Eduardo Gramani, com solo do professor John Kennedy de Castro.
Em ofício entregue ao reitor da UEM em exercício, Mário de Azevedo, o superintendente do hospital universitário, José Carlos Amador, solicitou, hoje (29), a convocação do Conselho de Integração Universidade/Comunidade, para que debata acerca da emenda de bancada federal em prol do HU. Azevedo disse que serão empossados os indicados para o Conselho e que em agosto possivelmente haverá a convocação solicitada.
Pesquisadores de diversas instituições conceituadas no Estado, entre elas a UEM, o Museu Paranaense e a Pontifícia Universidade Católica (PUC)/PR, estarão reunidos, em julho, na cidade de Santo Inácio, durante o I Congresso sobre Reduções Jesuíticas e Encontros Culturais na América do Sul.
Professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conheceram, hoje (29), o projeto de Orçamento Participativo desenvolvido pela UEM. Eles assistiram a uma apresentação feita pelos professores Paulo Moreira Rosa e José Santo Dal Bem Pires, do Departamento de Ciências Contábeis, Carlos Benedito Sica de Toledo, do Departamento de Informática.
A abertura do I Encontro Paranaense de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino do Paraná, foi realizada hoje, ás 8h30, no auditório Fadec (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico), no campus sede da Universidade Estadual de Maringá. A solenidade contou com a presença do professor Benedito Prado Dias Filho, Diretor Presidente da Fadec UEM, professor Gilberto Pavanelli, Diretor Técnico do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), José Lafaieti Barbosa Tourinho, Promotor de Justiça do Consumidor, Idoso, Fundação e Terceiro Setor, Paulo Afonso Bracarense Costa, Presidente do Conselho Nacional de Fundação de Apoio às Instituições de Ensino Superior (CONFIES) e do professor Daniel das Neves Martins, Assessor Especial. E representando a reitoria, o professor Paulo Moreira da Rosa, que também faz parte do Conselho Superior da Fadec UEM. 

