Revista da UEM está entre as melhores do Brasil
A Revista da Educação Física/UEM foi considera pela Comissão da Educação Física da Capes/MEC uma das quatro melhores do Brasil na área, durante reunião em Florianópolis, em abril. A publicação está sendo avaliada também pelo indexador Scielo. Segundo o editor-chefe José Luiz Lopes Vieira, a UEM tem grandes chances de vencer, já que detém 97% do padrão Scielo.

O Hospital Universitário da UEM vai contar com moderno equipamento de anestesia. Ele chegou hoje e já está sendo montado em suas instalações. Segundo a anestesiologista do Centro Cirúrgico do HU, Regina Netto de Queiroz, é um aparelho de alta tecnologia com monitorização perioperatória que aumenta a segurança do procedimento cirúrgico de acordo com determinações da Organização Mundial de Saúde. O equipamento tem acoplado um monitor de transmissão neuromuscular e um monitor de acompanhamento do nível de anestesia.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 200 mil mortes ao ano são decorrentes do tabagismo e a concentração de fumantes é maior entre os que têm menos de oito anos de estudo do que entre as pessoas com maior grau de escolaridade. A preocupação com a saúde e o tabagismo motivou a realização de um evento para debater as questões ligadas a esse problema. O I Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá será nos dias 2 e 3 de junho, no auditório do Nupélia na UEM e no Teatro Calil Haddad.
A professora da UEM, Tânia Machado, uniu-se a outros dois artistas plásticos de Maringá, Jorge Pedro e Teresa Udo, para montar a exposição Coleções. A abertura está marcada para o dia 3, quarta-feira, às 20h30, no Teatro Calil Haddad.
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá recebeu, no dia 25 de maio (segunda-feira), a visita do Prof. Sigmar de Mello Rode, que é consultor do MEC na área de Odontologia, Presidente da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica) e editor-chefe da revista científica Brazilian Oral Research.
Conhecimento e saúde mental são a ênfase do IV Congresso Internacional de Psicologia (CIPSI) e a X Semana de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá que começaram ontem (27), no Centro de Eventos Araucária, com cerca de 1,3 mil inscritos. Hoje de manhã, houve a solenidade oficial de abertura, com a presença do vice-reitor Mário de Azevedo, que citou que estamos vivendo tempos ditos de crise, mas também momentos de reflexão e inflexão. _300.jpg)
A acadêmica Polyana Pizzo Rotta, do 5º ano de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá, recebeu o prêmio Estudante Dez, como Destaque Estudantil em Zootecnia do Brasil. A entrega do prêmio foi realizada na solenidade de abertura da 19º Reunião Anual da Associação Brasileira de Zootecnistas, que ocorreu entre os dias 18 a 22 de maio em Águas de Lindóia, estado de São Paulo.
Com a participação de palestrantes do Brasil, Rússia, Cuba, México, Argentina e Arábia Saudita, começa, nesta terça-feira (26), no Centro de Eventos Araucária, em Maringá, o 4º Congresso Internacional de Psicologia (CIPSI) e a X Semana de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.
A Universidade Estadual de Maringá recebeu, na última quarta-feira, 20 de maio, doação de 46 publicações, entre livros e vídeos. As obras foram produzidas pela Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Itamaraty, como é conhecido o Ministério das Relações Exteriores (Erepar). E tratam de temas referentes à política, diplomacia, direito internacional e comércio internacional, que envolvem outras áreas, como história, geografia, sociologia, política.
Cerca de 400 trabalhadores e trabalhadoras do MST, junto com a Via Campesina e a Assembléia Popular, seguem em Mutirão pela Reforma Agrária e Contra a Crise, realizando debates com a população no interior do Paraná, sobre a crise econômica e um Projeto Popular para o Brasil. Com o lema Trabalhadores e trabalhadoras não pagarão pela crise! e organizados em duas colunas, cada uma com 200 pessoas, os Sem Terra atravessam o estado, exigindo a realização da Reforma Agrária, como uma alternativa à crise.
A Universidade Estadual de Maringá está promovendo dois eventos com foco na alimentação desde domingo até sexta-feira (24 a 29). São eles: III Simpósio de Pesquisa em Engenharia e Tecnologia de Alimentos e V Semana de Engenharia de Alimentos, que reúnem cerca de 180 participantes. Na programação, palestras, sessões científicas, minicursos e atividades sociais.
Ampliando perspectivas é o tema central do III Simpósio de Engenharia Química, que começou hoje de manhã (25) e prossegue até sexta-feira na Universidade Estadual de Maringá. Durante a solenidade de abertura, a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, destacou a importância do ensino, de se valorizar o ensino no tripé que norteia a Universidade (ensino, pesquisa e extensão) e de eventos como este que aproximam acadêmicos da realidade do mercado de trabalho.
A Escola de Extensão da UEM, que iniciou suas atividades com o curso Noções Básicas de Contabilidade e Marketing neste final de semana, foi bem recebida pela comunidade, que aproveitou a ocasião para solicitar que iniciativas semelhantes fossem oferecidas nos bairros. Segundo a diretora de Extensão, Jane Remor Magro, esse pedido precisa ser analisado para verificar a sua viabilidade.
O Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx) foi lançado na noite desta sexta feira (22), pelo Ministro do Planejamento Paulo Bernardo e pelos secretários de Estado, Lygia Pupato, da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, e Ênio Verri, do Planejamento e Coordenação Geral. A cerimônia foi no Sindicato da Industria do Vestuário (Sindvest), em Maringá. 

