UEM começa Projeto Tabagismo nas escolas
Começou, hoje de manhã (4), o Projeto de Extensão Prevenção e Controle do Tabagismo entre Escolares no Município de Maringá, coordenado pelo professor Celso Conegero, da Universidade Estadual de Maringá. O projeto pretende atingir alunos de 1ª a 5ª série do ensino fundamental da rede pública municipal de Maringá até 14 de dezembro, às segundas e às sextas-feiras. O objetivo é conscientizar as crianças para que não entrem no vício e para que sejam colaboradores no combate ao tabagismo.

Será realizada, hoje (4), a Feira Artesanal de Economia Solidária com produtos e alimentos artesanais de grupos de Sarandi, Guaporema, Nova Tebas, Nova Esperança e Quinta do Sol. Os 21 expositores trazem pães, doces, bolachas e outras guloseimas, trabalhos em patchwork, crochê, macramé, bolsas, almofadas, vasos, bordados, entre outros. Promovido pelo núcleo da Incubadora da UEM, o evento será das 10 às 19 horas, em frente à Cantina Central, no câmpus universitário.
Começa, hoje (4), o VII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia que debaterá os principais avanços nas pesquisas de plantas medicinais. A cerimônia de abertura será às 18h30 no Auditório Dona Etelvina, Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Em seguida o professor professor Adolf Nahrstedt, da Universidade de Münster, Alemanha, profere a palestra Pharmacokinetic Synergy of constituents in Herbal Medicinal Products.
O Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM repetiu o desempenho anterior e obteve a melhor colocação entre as instituições públicas de Maringá no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. De acordo com o resultado divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, cinqüenta e sete alunos do colégio da UEM se inscreveram no Exame, dos quais 42 fizeram as provas. A média geral obtida foi 55,2. O resultado ficou um pouco abaixo do obtido na edição anterior do Enem, que foi de 59,4, ainda assim, o CAP é o primeiro colégio público que aparece na lista geral da cidade.
A consultora do Ministério da Saúde para o processo de acolhimento com classificação de risco nos hospitais, a médica Clara Sette, diz que “as pessoas ficam insatisfeitas nas filas dos hospitais não porque elas têm que esperar, mas porque não sabem o tempo de espera e acham que não deveriam esperar”.
Sette explica que “quando os pacientes chegam no Pronto Socorro acham que o caso deles é super grave; aliás por isso que vieram procurar o Pronto Socorro. Então, se alguém fala que o caso destas pessoas não é tão grave, que serão atendidas e terão que esperar, elas esperam qualquer tempo sem reclamar”.
A consultora conheceu, ontem, o hospital universitário da Universidade Estadual de Maringá e disse que a proposta de acolhimento nas portas de urgência faz parte de algumas das etapas da humanização na área de saúde.
Amanhã (sábado), às 20h, no Teatro Oficina da UEM, apresentam-se as cantoras Gisele dos Santos Novaes e Rafaela Haddad Costa, com obras de importantes compositores. A apresentação ainda contará com a participação do professor Geraldo Ribas, que tocará piano.
O I Simpósio Internacional de Educação Sexual (Sies), que começou ontem à noite (23), superou as expectativas das organizadoras. Segundo a coordenadora, Eliane Rose Maio Braga, a estimativa era receber 200 participantes, mas quase 900 pessoas se inscreveram no evento que prossegue até amanhã (25). O local de realização teve que ser alterado para a Biblioteca Central da UEM.
O Museu da Bacia do Paraná abriu, no dia 17, a exposição A História do Centro Patriótico Tiradentes em Maringá, em comemoração aos 22 anos do CPT . A exposição, que segue até o dia 30 deste mês, conta um pouco da História de Maringá, de Tiradentes e das lutas sociais encampadas pelo Centro. Estiveram presentes no lançamento, Alberto Abrão Vagner da Rocha, atual presidente do CPT, Alaor Gregório, Francisco Dantas, Ana Cadamuro e o escritor Osvaldo Reis.
Iniciou nesta quarta-feira (15/04) o 44º Fórum Nacional de Reitores da
Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
(Abruem). O evento tem como tema central “A Extensão nas Instituições de Ensino
Superior Estaduais e Municipais”. O fórum acontece até sábado (18/04) no Hotel
Iguassu Golf & Resort, em Foz do Iguaçu.
Um grupo de idosos do Centro de Convivência
João Paulo II participou, hoje de manhã, de uma vivência no Laboratório de
Escultura Arte e Neuroplasticidade, onde eles puderam ter o primeiro contato
com a modelagem em argila. A
atividade aconteceu em clima de festa, com a alegria estampada em cada rosto. Durante
os próximos seis meses, esse grupo irá aprender a arte de escultura em argila.
O Museu da Bacia do Paraná abre, na sexta-feira, 17, a exposição A História do Centro Patriótico Tiradentes em Maringá, em comemoração aos 22 anos do CPT, que será comemorado no dia 17 de maio . A exposição, que segue até o dia 30 deste mês, conta um pouco da História de Maringá, de Tiradentes e das lutas sociais encampadas pelo Centro.
O Vestibular de Inverno 2009 da UEM está com inscrições abertas até o dia 22 desse mês. A Universidade está oferecendo 1.542 vagas distribuídas entre 46 cursos de graduação. Pelo sistema de cotas sociais, são 304 vagas para alunos do ensino público. As provas serão realizadas entre os dias 12 e 14 de julho em oito cidades: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) lançou, hoje (13), na sala dos Conselhos Superiores, o Caderno de Extensão Sebastião, um jornal em formato tablóide, com 12 páginas, que reúne informações sobre as atividades extensionistas desenvolvidas pela UEM. Segundo a pró-reitora Wânia Rezende Silva, a criação do Caderno é fruto de um construção conjunta e passa pela noção de territorialidade, no sentido de que possa ser divulgado quem são as pessoas envolvidas na extensão e de que forma elas estão trabalhando.

