Encontro de Biologia coloca em debate o desenvolvimento sustentável

Uma pesquisa sobre o perfil dos candidatos a doador de medula óssea na região, apresentado pela professora Sílvia Maria Tintori, do Departamento de Medicina, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no fim do mês passado, em São Paulo, foi premiado durante o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, realizado de 30 de agosto a 2 de setembro.
O futuro da educação superior é uma questão complexa e que abre espaço para temas de amplos contextos, como a globalização, a sociedade do conhecimento, redes, educação permanente, novas tecnologias, educação internacional, além dos conflitos envolvendo a educação superior como bem público ou como mercadoria.
O professor Francisco López Segrera debate essas e outras questões na UEM em uma palestra que será realizada hoje, dia 11, às 19h30, no Bloco H-12, sala 15, sob o tema Tendências Internacionais: desafios e oportunidades da educação superior na América Latina.
O 8º Festival Internacional de Flautistas, que começou ontem (9), prossegue até domingo, com uma programação recheada de palestras, apresentação de trabalhos, atividades culturais, recitais. Alguns dos mais renomados músicos estão participando do evento, realizado pela Associação Brasileira de Flautistas (Abraf) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Também está sendo realizado o I Evento Científico da Abraf.
As Revistas Acta Scientiarum Agronomy, Acta Scientiarum Animal Sciences e Acta Scientiarum Biological Sciences foram indexadas na Agrobase (Base de Dados da Agricultura Brasileira) e no Agris (International Information System for the Agricultural Sciences and Technology). A boa notícia é resultado de parceria entre a Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagri) e a UEM.
A UEM é a melhor universidade do Paraná no ranking divulgado, ontem (8), pelo Ministério da Educação, que leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação.
No caso da graduação, o novo indicador do MEC, denominado Índice Geral de Cursos (IGC), inclui, entre outras variáveis, a avaliação dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, a infra-estrutura dos cursos, os recursos didático-pedagógicos existentes e a titulação do corpo docente.
Segurança Alimentar e Desenvolvimento Econômico foi o primeiro tema debatido na XXIII Semana do Economista da UEM, que começou ontem à noite (8). Segundo o professor Walter Belik (Unicamp), a segurança alimentar extrapola a questão da produção. Envolve também a infra-estrutura, a renda da população, o uso adequado ou não dos alimentos. Cita, por exemplo, a obesidade que, na maioria dos países, está mais presente em camadas menos favorecidas da população. Diz que a obesidade está relacionada à forma inadequada de consumir os alimentos tanto quantitativa e qualitativamente e ao estilo novo de vida.
Termina, no dia 16 deste mês, o prazo de inscrições para o vestibular na modalidade a distância da UEM, enquanto que o próximo dia 21 será a data limite para quem for se inscrever no vestibular dos cursos presenciais.
O vestibular dos cursos a distância vão oferecer 700 vagas e o dos cursos presenciais 1.582 vagas. As inscrições devem ser efetuadas, em ambos os casos, pelo site www.uem.br/vestibular.
O Departamento de Ciências Contábeis da UEM inaugurou, nesta sexta-feira (5), no Bloco C-23, uma sala de aula teórico/prática, equipada com 26 computadores ligados à internet e projetor multimídia, onde serão ministradas oito disciplinas do curso de graduação.
Alguns dos mais renomados músicos participarão, em Maringá, de 9 a 14 de setembro, do 8º Festival Internacional de Flautistas, que será realizado pela Associação Brasileira de Flautistas (Abraf) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). No mesmo período, será realizado o I Evento Científico da Abraf. A solenidade de abertura será no dia 9, às 20h30, na Fundação Luzamor, seguida do recital com o canadense Michel Bellavance, Rogério Wolf (presidente da Abraf), José Ananias e Sérgio Morais.
Os dilemas entre produção de alimentos e/ou de energia estarão em foco em Maringá, a partir desta segunda-feira (8). Especialistas vão debater temas relacionados a Alimentos e Energia: crise ou oportunidade, dentro da XXIII Semana do Economista da UEM. A solenidade de abertura será às 19h30, na Câmara Municipal. Logo após, o professor Walter Belik (Unicamp) falará sobre Segurança Alimentar e Desenvolvimento Econômico.
O livro A Educação Física e a Organização Curricular: educação infantil e ensino fundamental, recém-lançado pela Editora da UEL, nasceu com o objetivo de apresentar a organização curricular para a Educação Física Escolar da pré-escola até a 9ª série. Fruto de trabalho de pesquisadores da área das universidades de Maringá e Londrina, servirá como elemento para o professor trabalhar os temas da Educação Física Escolar de forma a terem seqüência lógica e gradativa de série a série.
A IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática será realizada na UEM, de 29 deste mês a 3 de outubro. A solenidade de abertura será às 14 horas do dia 29, no Restaurante Universitário. Um dos mais importantes eventos da área, a Bienal contará com conferências, minicursos, oficinas, exibição de filmes, exposição de pôsteres e laboratórios de ensino.
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o vestibular dos cursos presenciais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) devem ser feitos amanhã e sexta-feira (4 e 5). Os candidatos devem entregar a documentação exigida que comprove a carência, na Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), bloco 28 do Câmpus Sede.
Começam amanhã (4) e vão até sexta-feira, na UEM, três eventos que reúnem pesquisadores da área de Letras: o Encontro Paranaense de Pós Graduação Em Lingüística (EPPLI), o VI Seminário de Pesquisas em Letras (SPLE/UEM) e o Encontro Paranaense Pós-Graduado em Estudos Literários (EPPEL).