Inaugurada quadra poliesportiva da Anpacin na UEM
O reitor Décio Sperandio inaugurou, nesta quinta-feira (17), na UEM, a quadra poliesportiva do Centro Educacional para Surdos e do Colégio Modelo de Maringá – educação infantil, ensino fundamental e médio, da Associação Norte Paranaense de Áudio-Comunicação Infantil (Anpacin). Com 750 m2 de área, a quadra tem a cobertura feita de acordo com o padrão da Fundação Educacional do Paraná (Fundepar) e será utilizada regularmente pelos jovens da Anpacin para práticas esportivas, para a realização de eventos e de comemorações, e outras atividades de destaque.

A Agricultura Familiar – preparando o produtor rural para o futuro é o tema da Rede de Dinamização das Feiras da Agricultura Familiar que será realizada em Doutor Camargo, na Câmara Municipal, no dia 24 deste de mês, a partir das 19h30. Durante o evento, serão debatidos temas como Importância da Produção e Manejo Adequado dos Produtos; Colheita e Pós-Colheita: o que é básico para o obtenção de sucesso?; Dinamização das Vendas Conquistando Ainda Mais o Cliente; Feira de Dr. Camargo: aspectos positivos e quais os desafios para crescer?; e Agroindústria Familiar: uma alternativa de crescimento.
A Economia Brasileira e a Crise Internacional serão destaques na 24ª Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá, que ocorrerá de 22 a 25 de setembro. Para discutir este assunto, os organizadores convidaram três palestrantes de renome. Na abertura do evento, dia 22, às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques, o professor Carlos Antônio Brandão debate os impasses no processo de desenvolvimento do Brasil.
Aconteceu ontem (16), às 20
horas, a abertura oficial do VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e a I
Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, que tem como tema central
O Conhecimento do Homem e da Natureza nos
Clássicos. Estiveram presentes na
solenidade a professora Marta Sueli de Faria Sforni, do Departamento de Teoria
e Prática da Educação, que na ocasião representava a reitoria, o professor
Lúcio Tadeu Mota, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH),
a professora Marta Silene Ferreira Barros, Vice-Chefe do DTP, a professora Ana
Cristina Teodoro, do Departamento de Fundamentos da Educação e a professora Terezinha
Oliveira, coordenadora do evento.
As inscrições para a primeira
edição do Congresso Internacional de Museologia vão até dia até no próximo domingo
(20). Serão aceitos trabalhos em forma de pôster e comunicação oral. Para
consultar as regras acesse o website do evento: www.mbp.uem.br/congresso. O
resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 1º de outubro.
Desenvolvimento regional,
universidade na comunidade, turismo ecológico, integração e parceria da
Universidade com o município de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, foram temas
discutidos na reunião ocorrida, hoje (16), na sala do CAD, entre membros da
administração da UEM e a prefeita do município sul mato-grossense, Sandra
Cassone.
No transcurso da história da humanidade, diferentes técnicas e recursos têm sido utilizados para preservar os registros. E o que começou com a pintura em rochas, a partir da tinta extraída de vegetais, evoluiu para o uso da informática e de sofisticados equipamentos de observação. Para permitir discussões sobre os novos recursos tecnológicos e cartográficos, o Departamento de Geografia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM (Universidade Estadual de Maringá), realiza o 1º Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos aplicados à Cartografia e a 28ª Semana da Geografia.
Pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Suíça e Portugal participarão, a partir desta quarta-feira (16), no Araucária Centro de Eventos, em Maringá, do III Congresso Internacional de Saúde e do III Cisdem (Cátedra Iberoamericano-Suiza de Desarrolo e Medicamentos), abordando o tema Gestão e Inovação em Saúde. Cerca de 1.500 pessoas se inscreveram para o evento, das quais 90% para a apresentação de trabalhos científicos, oral ou sob a forma de posteres.
A UEM está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2009 até dia 21 deste mês. São 1.582 vagas distribuídas em 48 cursos de graduação. Dessas, 311 são reservadas para o Sistema de Cotas Sociais, destinado a alunos que realizaram seus estudos integralmente no ensino público e que possuem renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional.
A graduada em História e mestre em História Política
pela Universidade Estadual de Maringá, Sandra Maria Castanho, publica livro
sobre Leis Trabalhistas e a Política no Brasil entre os anos de 1940 a 1960. A obra é resultado da
dissertação de mestrado, sob a orientação do professor Ângelo Priori.
Pesquisadores, professores e acadêmicos, incluindo
indígenas, se reúnem para debater questões ligadas à Educação Superior Indígena
no encontro que será realizado sob este tema nos dias 15 e 16 deste mês na UEM
(Universidade Estadual de Maringá).
Ao entregar ao superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá, José Carlos Amador, as chaves de uma camioneta Ford Currier, que vai ser utilizada pelo almoxarifado, a farmácia e o setor de Obras do HUM, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, também entregou simbolicamente, nesta quinta-feira (10), outros cinco veículos novos para diversos setores da UEM.

