Economia solidária em debate até amanhã
O tema Economia Solidária e o Desenvolvimento Sustentável Regional e Local: impasses e perspectivas está sendo debatido no II Seminário da Unitrabalho, desde ontem (23) até amanhã (25), na UEM. Durante a solenidade de abertura, o presidente da Copercentral, Agnaldo Germano da Silva, agradeceu a representação deles na mesa. A coordenadora do evento, Nanci Menegueti Garcia, explicou os objetivos do seminário, que são os de divulgar a atuação do núcleo local da Unitrabalho em empreendimentos de economia solidária e desenvolvimento sustentável regional e local para a comunidade acadêmica e sociedade, interagindo com as demais universidades do Brasil e atores comprometidos com o tema.

A área de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM realizou, nos dias 19 e 20, a VI Jornada de Políticas Públicas e Educação - Por uma Educação do Campo: Política e Gestão no Brasil. No primeiro dia, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) proferiu a palestra Por uma Educação do Campo: política e gestão no Brasil. Ele destacou que os movimentos sociais são porta-vozes das reivindicações coletivas de cidadania em todo o Brasil.
A UEM realizará concurso público para professores para os câmpus de Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama. São oferecidas 21 vagas em 18 áreas do conhecimento. As inscrições serão aceitas de 29 de setembro a 20 de outubro, no Protocolo Geral (Bloco A-1), no horário das 7h40 às 11h e das 13h30 às 16h, exceto sábados e domingos. A inscrição também pode ser enviada pelo correio, mas só será aceita se chegar ao Protocolo Geral até às 16 horas, do dia 20 de outubro.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar, de 26 a 28 deste mês, a 52ª edição da Feira de Serviços Gratuitos - Paraná em Ação. Durante todo o dia, das 9 às 17 horas, o governo estadual vai atender a população de Maringá e região com serviços gratuitos de emissão de documentos (primeira via da carteira de identidade/pessoas a partir de 14 anos; segunda via da carteira de trabalho, primeira via do Cadastro de Pessoa Física/CPF), inscrição para casamento coletivo e registro de nascimento e solicitação de segunda via de certidões, entre outros.
Foi inaugurado, hoje de manhã (18), o novo prédio do Biotério da UEM. O Bloco T-35, com quase 110 m², abrigará o setor administrativo. A coordenadora do Biotério, Vânia Antunes, lembrou que a diretoria adjunta do Centro de Ciências Biológicas, Sônia Lucy Molinari, teve um incansável empenho que levou à construção do bloco e destacou que o Biotério é um setor importante para a pesquisa em toda a UEM.
Apostando na diversificação da grade e na participação, cada vez maior, da comunidade acadêmica na emissora, a UEM-FM 106,9 vai colocar no ar dois novos programas. A primeira aposta é no debate como forma de gerar reflexão crítica e cidadania. Essa será a filosofia do programa Ponto & Contraponto, que estréia, nessa sexta-feira (19), às 10h30. O projeto irá promover embates temáticos de interesse público, ao vivo e com especialistas da área. A iniciativa é a concretização de um projeto de extensão da UEM-FM, com orientação do professor do Departamento de Fundamentos da Educação, Luiz Hermenegildo Fabiano, e coordenação do jornalista Paulino Júnior.
O reitor Décio Sperandio deverá assinar, nos próximos dias, o convênio com o Ministério da Educação para oferta de mais três cursos a distância: Biologia, Letras e História. Na semana passada, a UEM recebeu o anúncio da aprovação dos novos cursos. O assunto havia sido discutido numa recente audiência em Brasília, da qual, participaram o secretário da Educação a Distância, professor Carlos Eduardo Bielchowky, o diretor da Universidade Aberta do Brasil, professor Celso Costa, e o reitor da UEM.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação aprovou, no dia 12, em
reunião do Comitê de Bolsas de Iniciação Científica (Cabic), a submissão de Projetos
de Iniciação Científica (PIC) com fluxo trimestral. Os professores orientadores
não precisarão mais aguardar até seis meses para dar início aos projetos
PIC..jpg)
O 10º Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a 23º Semana da Biologia da UEM, que começaram ontem à noite (14), debatem questões ligadas ao Desenvolvimento Sustentável até sexta-feira (19). Durante a solenidade de abertura, a coordenadora dos eventos Maria Auxiliadora Gutierre destacou que eles são voltados para os alunos de graduação, mas que contam alunos de pós-graduação e profissionais. A diretora do Centro de Ciências Biológicas, Kathia Mourão, falou sobre a importância do biólogo para manter a sustentabilidade do ecossistema. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, apresentou dados da UEM que mostram as conquistas da Universidade. Ressaltou também a importância de eventos como esses para a formação acadêmica.
Na próxima semana, a Universidade Estadual de Maringá debate questões ligadas ao Desenvolvimento Sustentável dentro do 10º Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e da 23º Semana da Biologia da UEM. Os eventos começam no domingo, dia 14, às 19h30, com uma abertura solene e apresentações culturais no Restaurante Universitário. Eles seguem até o dia 19.
Uma pesquisa sobre o perfil dos candidatos a doador de medula óssea na região, apresentado pela professora Sílvia Maria Tintori, do Departamento de Medicina, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no fim do mês passado, em São Paulo, foi premiado durante o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, realizado de 30 de agosto a 2 de setembro.

