Abertas inscrições para Residência Médica da UEM
As inscrições para Residência Médica da UEM estão abertas até o dia 21 deste mês, no site www.dmd.uem.br. São 20 vagas distribuídas nas seguintes especialidades: Anestesiologia (2), Clínica Médica (4), Cirurgia Geral (2), Medicina da Família e Comunidade (2), Medicina Intensiva (1), Medicina Intensiva Pediátrica (2), Obstetrícia e Ginecologia (2), Pediatria (2), Psiquiatria (2) e Reumatologia (1).

Com a presença da coordenadora da pastoral do idoso, a médica sanitarista Zilda Arns, será aberto, no dia 11 de novembro, o Simpósio Maringaense de Gerontologia. A abertura será às 20 horas no auditório Luzamor. Arns ministra a conferência Cidadania e Qualidade de Vida do Idoso no Meio Urbano, que constitui o tema central do Simpósio.
O PET Agronomia da UEM promove o I Simpósio Grandes Culturas nos dias 6 e 7 de novembro, no Anfiteatro Ney Marques. Neste ano, os temas estarão centrados na cana-de-açúcar, cultura escolhida pelos estudantes de Agronomia. Nos últimos anos o Brasil vem se firmando como um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo e, nesse contexto, é de grande importância a realização de eventos que promovam a troca de experiência e conhecimento técnico-científico entre alunos e profissionais da área.
Dezoito oficinas serão ministradas no II Workshop Brincadeiras em Ambiente Hospitalar, da UEM, que começa hoje (31). O evento será aberto às 19h30, no anfiteatro da Pontifícia Universidade Católica (PUC), anexo ao Colégio Marista.
O ministro da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), Altemir Gregolim, visitou a UEM, na segunda-feira, onde foi recebido pelo vice-reitor Mário Azevedo. Além de falar sobre seu trabalho na pasta, o ministro ouviu informações sobre a universidade e recebeu, do vice-reitor, alguns materiais com dados da instituição.
O CD com as 15 melhores músicas do I Acorde Universitário – Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá foi lançado ontem à noite (28). Promovido pela Diretoria de Cultura da UEM, o festival ocorreu de 24 a 26 de julho. Participaram alunos, professores e funcionários das instituições de ensino superior de Maringá.
A UEM comemorou o Dia do Servidor Público hoje de manhã (24), com um café da manhã. O reitor Décio Sperandio agradeceu a presença dos servidores no Restaurante Universitário e destacou a participação deles na história da Universidade. Lembrou que esta é a segunda vez que é comemorada a data dessa forma na UEM. “Nada mais justo que celebrar o Dia do Servidor”, comentou ao dizer que são eles que fazem da Instituição a melhor do Paraná e a 20ª do País.
Diego Correa Alves, aluno do 4º ano de Zootecnia da UEM, foi contemplado no XXIII Prêmio Jovem Cientista. A monografia Monitoramento Pesqueiro Participativo como Ferramenta de Coesão Social, orientada pela professora Carolina Viviana Minte Vera, do Departamento de Biologia, recebeu o Diploma de Reconhecimento. O trabalho faz parte de uma linha de pesquisa que inclui não só a pesquisa em si, mas o ensino e a extensão. E é resultado de três projetos de Iniciação Científica (PIC e Pibic): Estimativa da Captura Total de Pescado na Reserva Extrativista do Corumbau (situado no Sul da Bahia); Consolidação e Transferência do Monitoramento Pesqueiro da Reserva Extrativista da Marinha do Corumbau para suas Associações; e Subsídios para Avaliação Participativa dos Recursos Pesqueiros na Reserva Extrativista Marinha do Corumbau. Todos eles orientados por Minte Vera, com apoio e financiamento da Conservation International do Brasil, ICMBio/Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca/Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Cerca 1 mil alunos de escolas públicas e particulares da região visitaram, hoje (22), pela manhã, a Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá, instalada ao lado do Restaurante Universitário (RU).
O reitor da UEM, Décio Sperandio, recebeu, ontem à noite (20), em Brasília, o Prêmio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Mérito Institucional/Destaque do Ano na Iniciação Científica. É que a Universidade Estadual de Maringá apresentou o maior índice de egressos titulados na pós-graduação. Na foto, o reitor segura o prêmio entregue pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.
O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM-UEL, Albertino de Oliveira Filho, vai pesquisar a qualidade de vida dos professores da UEM. O objetivo é verificar os aspectos de qualidade de vida relacionados ou não com a prática de atividades físicas. Será analisado se o estilo de vida é ativo ou sedentário, envolvendo os aspectos físicos, psicológicos, relacionamento social e meio ambiente.

