UEM inicia preparativos para o Vestibular de Verão
A Universidade Estadual de Maringá iniciou, ontem (24), os preparativos para o Vestibular de Verão 2008, cujas provas serão realizadas de domingo ao dia 2 de dezembro. O número de inscritos é muito próximo ao Vestibular de Verão de 2007, realizado em dezembro do ano passado. Este ano, são 16.657 candidatos; em 2007, foram 16.637 inscritos.

O reitor Décio Sperandio e os demais reitores das universidades estaduais do Paraná foram recebidos, numa audiência, em Brasília, pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Os gestores das IES reivindicaram a liberação de emendas de parlamentares paranaenses. A bancada paranaense tem uma proposta de projeto cadastrada solicitando recursos na ordem de R$ 2 milhões para a melhoria da infra-estrutura da UEM. Uma cópia do projeto foi entregue ao ministro, durante a reunião, realizada quarta-feira (18).
Maringá sediará, de 24 a 26 deste mês, o Fórum Nacional de Coordenadores do Curso Piloto de Administração. As atividades serão desenvolvidas de manhã e à tarde no Hotel Deville. Embora os trabalhos comecem na segunda-feira, a solenidade de abertura será na terça-feira, às 8h30. Na pauta, discussões sobre o curso piloto, oferecido na modalidade a distância, e sobre a nova proposta a ser implementada em várias universidades brasileiras.
A Universidade Estadual de Maringá, por intermédio do Departamento de Música, programou diversos recitais na cidade e região, todos com entrada aberta ao público. Na segunda-feira, dia 24, os integrantes do projeto Música para Deficientes Visuais apresentam seu primeiro recital às 19h30, na sala Pe José Penalva, Bloco 8, no câmpus sede da UEM.
Na data em que o Brasil todo comemora o O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Universidade Estadual de Maringá também reflete sobre a inserção do negro na sociedade. Diversas atividades estão programadas com esse objetivo, integrando a Semana Afro-Brasileira, que segue até sexta-feira, 21.
Pesquisa aponta que mais de 10% da população de Iguatemi são fumantes. Grande parte (70%) começou a fumar com idade entre 10 a 20 anos. Cerca de 12% declararam que o início foi antes dessa faixa etária. A pesquisa confirmou que a população tem consciência dos malefícios do cigarro: 98,8% afirmaram que o hábito de fumar traz prejuízos. A grande maioria (82%) gostaria de parar com o vício, no entanto, 69,6% destes já tentaram sem sucesso. Por isso, o coordenador da pesquisa, Celso Conegero, aponta a necessidade de acionamento de diversos segmentos (mídia, escola, entidades privadas e públicas) no cumprimento de seu papel social em campanhas de conscientização e informação, bem como no auxílio ao abandono do vício.
Dez alunos do curso de graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vão se apresentar no Recital de Flauta Transversal e de Prática da Performance, nesta quinta-feira (20), às 20 horas, no Oficina de Teatro da UEM. O programa foi dividido em duas partes. Na primeira, serão apresentadas peças de Mozart e, na segunda, peças de compositores românticos (Chaminade, Schubert, Franz, Rachmaninoff), brasileiros (Pimenta, Breno Blauth, Santoro) e a peça Syrinx para flauta solo de Debussy.
Uma comitiva francesa composta por seis pessoas, entre pesquisadores, professores e autoridades da região de Rhône-Alpes, além de um representante de empresas Rhône Alpes Internacional em Curitiba, visitou, nesta terça-feira (18), a UEM.
Dois representantes do Ministério da Saúde estiveram na UEM, ontem (17), para avaliar as atividades do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) desenvolvidas pelos cursos de odontologia e medicina.
A Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, lançou, nesta sexta-feira (14), na Universidade Estadual de Maringá, o programa Universidade em Movimento, pelo qual vai disponibilizar, para a UEM, cerca de R$ 18 milhões ainda neste ano.
A Universidade Estadual de Maringá está promovendo a II Semana Afro-Brasileira, até 21 deste mês. Na programação, diversas atividades: concurso de fotografias, exposições de fotos e dos 100 anos da umbanda, curso de extensão Relações Raciais no Brasil, apresentação de grupos, mostra de cinema e programação especial na Rádio UEM-FM.
Com o intuito de difundir o conhecimento produzido nas universidades, faculdades e institutos de pesquisa paranaenses, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançou a Revista Sem Fronteiras. O nome já sugere o perfil da nova publicação que tem como desafio disseminar e popularizar a ciência. “A pesquisa científica e tecnológica tem que sair dos muros das universidades e chegar à população”, afirmou a secretaria Lygia Pupatto, por ocasião do lançamento da Revista, durante o 2º Encontro de Ciência e Tecnologia, ocorrido no final de outubro em Guarapuava.

