Orquestra da UEM estreia com casa cheia
A Orquestra da Universidade
Estadual de Maringá fez sua estreia oficial neste sábado (11), no Teatro Calil
Haddad, com casa cheia. O público aplaudiu de pé o desempenho dos músicos, cuja
idade varia de 14 a
40 anos, e do regente Rael Gimenes Toffolo. Durante a solenidade, a secretária
de Cultura de Maringá, Flor Duarte, lembrou que uma das primeiras coisas que
quis saber ao chegar à cidade foi se havia orquestra. Demonstrou seu
contentamento com a estreia do grupo da UEM.
Rodney de Oliveira Lima, consultor do Programa Universidades sem
Fronteiras/UEL, definiu o evento como uma apresentação histórica. Lima trouxe
uma mensagem da secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná,
Lygia Pupatto, que destacou que o nome da cidade já remetia para a música e só
faltava uma coisa, a criação de uma orquestra. Pupatto também parabenizou a
cidade pelo novo ritmo, o ritmo da orquestra.

A Universidade Estadual de Maringá teve seu primeiro curso Mestrado
Profissional aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior
O senador Osmar Dias prometeu, nesta sexta-feira (10), apoio à aprovação de uma emenda federal de bancada que possa canalizar recursos para terminar o Hospital Universitário Regional de Maringá, o HU. Além disso, disse que vai se reunir com os ministros da Saúde e do Planejamento, José Gomes Temporão e Paulo Bernardo, respectivamente, visando a obter verba para a ampliação do centro cirúrgico do HU e para a construção do Laboratório de Anatomia-Patológica.
Impressões é o título da Exposição à mostra no Museu da Bacia do Paraná da UEM. As obras ficam expostas até a próxima quarta-feira (15). Os trabalhos são de Ailton Souza dos Santos, servidor técnico do Departamento de Biologia da UEM, e mostram 15 macrofotografias. Ao se deparar com as fotos, o público faz um exercício lúdico de tentar descobrir o objeto retratado. Segundo os organizadores, a exposição é “um convite a uma viagem ao mundo de impressões, onde imagens simples podem propiciar um passeio pelo imaginário. Imagens que surgem da natureza e chegam a um objeto comum de uma casa, ou mesmo de uma ação cotidiana”.
Maringá debaterá, de 14 a 17 deste mês, a inovação científica e tecnológica em Zootecnia durante a 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. A solenidade de abertura será no dia 14, a partir das 19h30, no Clube Olímpico de Maringá. As demais atividades serão realizadas no Centro de Eventos Araucária. O evento, que já registra mais de 1,7 mil inscritos, é promovido pela SBZ e pelo Departamento de Zootecnia da UEM. Cerca de 50 palestrantes de diversos países, como da Austrália, do Canadá, do Chile, da Espanha, dos Estados Unidos, da França, da Holanda, do México, de Portugal, abordarão diversos temas.
Durante a tarde desta segunda-feira (6), foi realizada a Reunião de Integração dos Trabalhadores dos Órgãos de Governo do Norte do Paraná. Esse é o primeiro de uma série de eventos que têm como foco promover a troca de informações entre as equipes que desenvolvem as ações do governo do Estado, na região de Maringá. A Universidade Estadual de Maringá estava entre as instituições que apresentaram suas atividades.
O Festival de Cinema de Maringá está de casa nova. O palco para a sexta edição do evento, que começa nesta sexta-feira (3), e segue até 10 de julho, é Universidade Estadual de Maringá. Duas grandes tendas estão sendo montadas no estacionamento do Restaurante Universitário, uma para exibição da mostra competitiva e outro para debates e palestras. A UEM ainda cedeu outro espaço para a mostra paralela e oficinas de cinema, que serão realizados no anfiteatro do Bloco H-35.
O programa Ponto & Contraponto desta sexta-feira (3), na rádio UEM FM (106,9 MHz), debate O papel do HU na saúde pública. Participarão do programa o superintendente do HU, médico e professor do Departamento de Medicina da UEM, José Carlos Amador; o secretário de Saúde de Maringá, cirurgião dentista Antonio Carlos Nardi; e o auditor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, cirurgião pediátrico Dagmar Roque Sutier, que representa a chefia da Regional de Saúde.
O Grupo Universitário de Dança Parafolcórico Fogança está novamente com a bagagem pronta para mais um festival nacional de dança. O grupo vai representar a Universidade Estadual de Maringá e o Paraná no 10º Festfolk – Festival Nacional de Danças Folclóricas e Etnias de Blumenau, Santa Catarina, evento que será realizado entre os dias 9 a 12 deste mês.
Amanhã (3), ao meio dia, na sala 8, do bloco 8, no campus da UEM, os acadêmicos da classe de Flauta Transversal realizam prática de performance com a execução de sonatas para flauta e piano, do compositor J.S. Bach. As composições serão executadas pelos acadêmicos Welington Alves, Marcelo Bastos, Antônio Dimas e Karen Cristina Ghimarães. Ao piano, estará o professor Ticiano Biancolino.

