Bancada aprova R$ 600 mi para as universidades do Paraná
A notícia da aprovação da emenda de bancada orçamentária dos deputados federais do estado, para o Plano Plurianual do governo federal, destinando R$ 600 milhões para as universidades do Estado, animou o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho. Para ele, a aprovação já é um passo importante e a viabilização desses recursos irá garantir a evolução e melhoria do ensino superior do Paraná.


O curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá promove o seu primeiro evento, de 9 a 11 deste mês. As atividades serão realizadas no bloco H-12, exceto a solenidade de abertura, que será no bloco I-12. A programação do Multicom começa com uma oficina de técnica fotográfica, na quarta-feira, às 8 horas. Essa atividade continua na sexta (11), pela manhã. A solenidade de abertura contará com apresentação musical do professor do Departamento de Música da UEM, Yuri Pingo, e está marcada para o mesmo dia, às 15 horas.
O Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá estará organizando o Simpósio de Produção Animal a Pasto (Simpapasto), que será realizado de quinta e a sábado (10 e 12), no auditório da Sociedade Rural, no Parque Internacional de Exposições, sob a coordenação do professor Ulysses Cecato. Além de reunir comunidade científica, profissionais e produtores interessados na área de nutrição animal e pastagens, o evento pretende contribuir para a melhoria no desenvolvimento da atividade pecuária no Paraná e no Brasil, com o debate de temas importante ligados à produção de bovinos. Para isso, foram convidados importantes pesquisadores na área.

A Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou nesta quinta
feira (3), o resultado da apreciação de propostas de cursos novos de 2011. As
propostas foram analisadas e recomendadas durante a 130ª Reunião do Conselho
Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 24 a 27 de outubro, em Brasília. A UEM
teve dois novos cursos de pós-graduação recomendados, o curso de doutorado em Biociências Aplicadas
à Farmácia, com nota 4, e o de mestrado em Filosofia, com nota 3. Desta forma,
a UEM passa a ter 21 cursos de doutorado e 33 de mestrado.
A Universidade Estadual de Maringá, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, promove o primeiro Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior da UEM, nos dias 7 e 8 deste mês, na Fadec, bloco 36. Serão apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas por alunos participantes de dois programas. O IC Júnior da Fundação Araucária é voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas, que participam de projetos de pesquisa na UEM por 12 meses, sob orientação de docentes da Universidade. Haverá também trabalhos de participantes do Pibic-Ensino Médio, uma parceria da UEM/CAP/CNPq. A solenidade de abertura está marcada para dia 7, às 13h30.
No próximo dia 10, a
Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe o coordenador nacional do Movimento
Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilmar Mauro, que irá
proferir a palestra A Realidade do Campo, que abre a 9ª Jornada de Políticas
Públicas e Gestão Educacional. A conferência será no auditório do Bloco I-12, a partir das 19h30.

Na última terça-feira (1), o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, recebeu o professor Valter Augusto Della Rosa, coordenador do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio às Pessoas com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae). Durante o encontro, foram apresentados os materiais de orientação sobre acessibilidade, produzidos pelo Programa.
O Processo de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou, nesta segunda-feira (31), os locais onde os 22.893 inscritos realizarão as provas A consulta pode ser feita pelo site 


