UEM debate a extensão e a cultura
A Universidade Estadual de Maringá está realizando o 8º Fórum de Extensão e Cultura, tendo como tema central os Saberes Transversais: O Papel da Cultura na Formação Acadêmico-Científica. Durante a solenidade de abertura nesta terça-feira (15), a pró-reitora de Extensão e Cultura, Wânia Rezende Silva, destacou que a extensão tem que ser uma atividade transformadora e política, porém não partidária, e discorreu sobre os projetos da UEM. A ex-secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lygia Lumina Pupatto, apontou o trabalho qualificado feito pela UEM e que esse é o papel da universidade. Ressaltou que a extensão vai além de ir a outras cidades, que deve promover a reflexão e ser parte da educação como um todo. O reitor Décio Sperandio citou a contribuição de Pupatto durante sua gestão em prol do avanço de áreas vitais para a UEM e a necessidade de aliados para avançar rumo a um futuro melhor. Disse ainda que a realização de um fórum de extensão anual faz parte do plano de gestão elaborado ainda durante a campanha. Lembrou que a universidade tem que pensar em três dimensões: nos que não estão nas escolas públicas; nos que estão para que não haja evasão; e nos que estão para se graduar.

O Programa Sareh (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar) está completando três anos de atendimento pedagógico no Hospital Universitário Regional de Maringá. Para comemorar a data, a equipe do Sareh no HUM preparou diversas atividades, que começaram nesta segunda e seguem até a próxima sexta-feira, incluindo oficinas pedagógicas, festa junina, mostra de fotos relembrando ações do programa, entre outros.
Começa nesta terça-feira (15) e vai até quinta-feira (17) o 8º Fórum de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá. As inscrições para ouvinte terminam nesta segunda (14) e devem ser efetuadas na Diretoria de Extensão (DEX), no bloco A-34. O evento é aberto a todas as Instituições de Ensino Superior do Paraná. O regulamento e a ficha de inscrição já estão disponíveis no site da Diretoria de Extensão da UEM (
O Laboratório de Análise de Combustíveis da UEM (LAC) acaba de divulgar o balanço do primeiro ano do trabalho que vem ajudando os postos de combustíveis e, principalmente, o consumidor, a garantir um abastecimento com produtos de qualidade. Instalado em março de 2004, o Laboratório, que funciona no Bloco E-89, no câmpus universitário, atende, quando solicitado, a algumas distribuidoras de combustíveis em Maringá, além do Procon Municipal e a algumas pessoas físicas e jurídicas.
O reitor Décio Sperandio anunciou a liberação de R$ 500 mil do Ministério da Saúde para a Clínica Odontológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A este valor será acrescida uma contrapartida da Universidade de 20%, isto é, R$ 125 mil.
O I Colóquio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários (Cielli) e o IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (Celli) registraram cerca de 1,3 mil participantes. Os eventos, promovidos pela UEM, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Letras, começaram nesta quarta-feira (9) e prosseguem até sexta-feira (11), com convidados estrangeiros. Na programação, conferências, mesas-redondas, minicursos, lançamento de livros e simpósios.
Cidade Gaúcha participa da comemoração dos 40 anos da UEM nesta quinta-feira (10). A solenidade será conduzida pelo vice-reitor Mario Azevedo, no Centro Cultural Olga Deucher Tórmena, a partir das 20 horas. Durante a cerimônia, serão homenageadas dez pessoas que contribuíram com o câmpus. A parte cultural estará a cargo dos servidores José Ribeiro da Costa (Tijolo) e Enéias Ramos de Oliveira.


