Hemocentro recebe equipamentos para aprimorar exames sorológicos
Dois equipamentos recebidos pelo Hemocentro Regional de Maringá irão agilizar o processo de realização de exames sorológicos, além de proporcionar maior qualidade às análises feitas. Trata-se de duas máquinas modelo AXSYM, fabricadas pela Abbott, para a automação de exames sorológicos, que visam avaliar o plasma sanguíneo dos doadores.

O Grupo Universitário de Dança Parafolcórico Fogança participa de mais um festival nacional de dança. O grupo vai representar a UEM e o Paraná no 11º Festfolk – Festival Nacional de Danças Folclóricas e Etnias de Blumenau, Santa Catarina, evento que começa nesta quinta-feira (8) e segue até domingo (11).

O economista e membro da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile, vai ministrar duas palestras na Universidade Estadual de Maringá, nesta sexta-feira e sábado (9 e 10), dentro do Ciclo de Debates sobre Educação e Movimentos Sociais, que será iniciado nesta quarta-feira (7) à noite.
Foram empossados, nesta quarta-feira, dia 7, os
coordenadores e coordenadores adjuntos dos cursos de graduação e de programas
de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá, bem como os
representantes titulares e suplentes dos departamentos que não possuem cursos
de graduação. Os empossados irão compor o Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão
(CEP) da UEM.
Foram prorrogadas, até domingo (11), as inscrições, gratuitas, para o processo seletivo de candidatos para ingressos nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, na modalidade de Educação a Distância. Os candidatos têm até o dia 12 de julho para encaminhar a documentação exigida para o referido processo seletivo.
O
ex-prefeito Said Ferreira, falecido, ontem (4), em São Paulo, foi o
responsável pela implantação do Hospital Universitário Regional de Maringá e
pela criação dos cursos de Odontologia e Medicina na Universidade Estadual de
Maringá, em 1988. A
Universidade já prestou algumas homenagens ao ex-prefeito, que foi também
deputado federal, em reconhecimento pelo papel desempenhado por ele no
desenvolvimento da instituição.
O Conselho Universitário (COU) acaba de aprovar a criação de dez novos cursos. As graduações serão distribuídas em três câmpus, além da sede, em Maringá, oferecendo 390 novas vagas. Com a oferta dos três cursos de graduação, a Universidade chega ao Vale do Ivaí, já em 2010, oferecendo 120 vagas, no novo Câmpus Regional de Ivaiporã. São 40 vagas para cada curso: Serviço Social, que é novo na UEM; e Educação Física e História, já oferecidos no câmpus sede. Os candidatos realizarão o concurso, agora em julho, junto com os 21.776 inscritos no Vestibular de Inverno, e as aulas terão início já em agosto para os aprovados. 
A UEM foi contemplada num edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O valor global está dividido em sete subprojetos elaborados para concorrer a uma seleção pública de propostas para apoio a projetos institucionais de implantação de infraestrutura de pesquisa (foto). A Universidade participa da concorrência desde a primeira edição do programa, em 2001, e já teve sete projetos aprovados, totalizando um repasse de mais de R$ 20 milhões. Em 2009, a UEM ficou entre as 20 universidades brasileiras que obtiveram maior volume de recurso. Foram R$ 7,2 milhões.

Uma aula diferente e uma
oportunidade para que crianças em idade escolar conheçam de perto o dia-a-dia
de uma fazenda. Esta é a proposta do projeto de extensão desenvolvido na
Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá, em Iguatemi.
A Siga em Frente UEM foi a segunda chapa a se inscrever para o processo eleitoral que escolherá os novos dirigentes da Universidade Estadual de Maringá no dia 18 de agosto. O colégio eleitoral é formado por cerca de 22 mil eleitores, entre alunos de graduação e pós-graduação, técnico-administrativos e docentes. Encabeçada pelos professores Júlio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé, a chapa traz o lema A mudança que a comunidade universitária deseja é a continuidade da mudança já iniciada.


