Semana fala dos avanços no setor de alimentos

O curso de Engenharia de Alimentos da UEM está promovendo a VI Semanea, que aborda os avanços no setor de alimentos, desde domingo até sábado (22 a 28). As atividades estão sendo desenvolvidas no anfiteatro Ney Marques. Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do evento, Grasiele Scaramal Madrona, falou sobre a importância da semana e da participação dos alunos, aproveitando as 25 palestras, 5 minicursos, sessão técnica, mesa-redonda com ex-alunos e visita técnica à Cocamar. Sugeriu aos estudantes que aproveitassem a ocasião para fazerem contatos com os representantes das indústrias que estavam lá.

A Universidade Estadual de Maringá abriu 20 vagas nos Programas de Residência Médica, ofertados pelo Departamento de Medicina, nas especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina Intensiva Pediatria, Psicoterapia e Reumatologia. Os três últimos exigem, como pré-requisito, a residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) respectivamente, em Pediatria, Psiquiatria e Reumatologia. As inscrições serão aceitas de 1º a 29 de outubro pelo site
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece o curso de Primeiros Socorros, com aulas teóricas e práticas, no dia 25 de setembro, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Na programação estão temas como Abordagem Inicial às Vitimas de Trauma, Obstrução de Vias Aéreas e Parada Cardiorespiratória, entre outros.
Numa
solenidade realizada, na última sexta-feira (20), na sala do Conselho de
Administração, o chefe e a chefe-adjunto do Departamento de Farmácia (DFA) da
UEM, professores Marcos Luciano Bruschi e Márcia Portilho, respectivamente.
A VII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo registrou número recorde de equipes inscritas. São 290, totalizando 2.344 atletas, que se revezarão no percurso de 42.195 metros. A largada será em frente à Prefeitura, às 9 horas, deste domingo (29). O coordenador do evento, Celso Conegero, lembra que a primeira edição contou com 50 equipes e a do ano passado, com 200. Para ele, o apoio financeiro da Caixa Econômica Federal foi decisivo, pois foi possível investir em divulgação e no suporte para a prova.
Na próximo sábado (28), o Departamento de Música da UEM realiza o Evento de Extensão sobre Música e Cultura Indiana. O Ragamala: Canções e Histórias da Índia faz parte do I Festival da Índia de Maringá. O evento, inédito em Maringá, conta com palestra, narração de histórias e uma apresentação musical com instrumentos típicos da música indiana, ministrada pelos professores curitibanos Patita Pavana Dasa, que é especialista em ragas, e Adriano Michalovics, sitarista. A apresentação será às 10h, no Departamento de Música da UEM, Bloco 8, sala 8. 
A XXI Semana da Matemática da UEM, que será realizada de13 a 17 de setembro, pretende integrar a comunidade com o Departamento de Matemática, além de divulgar as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Além das palestras, minicursos e oficinas, será realizada a Exposição Interativa de Matemática, com diversos objetos matemáticos. As escolas interessadas podem agendar visitas de alunos.
Durante a solenidade de abertura do 3º Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS) da UEM, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Benedito Prado Dias Filho, falou sobre a discussão do novo programa nacional de pós-graduação, novas políticas e estratégias para alavancar a pós-graduação, a importância de mestrados profissionais e também de programas multidisciplinares. Citou que a Odontologia e a Saúde Coletiva têm usado com sabedoria a questão da multidisciplinaridade, assim como a Educação para Ciência e Matemática. Informou que o Direito pretende oferecer um mestrado multidisciplinar, envolvendo as áreas de Biologia, Geografia, Engenharia Química e outras. Disse que o governo federal pretende associar as residências médicas e os programas de pós-graduação.
Mario donLeal, artista gráfico e plástico, e Giu Maranho, ator e professor de História, assinam juntos a exposição xmlg1.0, aberta nesta quinta-feira, dia 19, no Museu da Bacia do Paraná.
A Universidade Estadual de Maringá coordena o X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, que ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro, na UEM. Cada uma das sete universidades estaduais do Paraná oferece seis vagas para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná e a Universidade Federal do Paraná oferta dez, que podem ser disputadas também por indígenas de outras regiões do Brasil. As inscrições serão aceitas de 23 deste mês a 24 de setembro. Cada Comissão Universidade para os Índios (Cuia) irá até às aldeias de sua região e efetuará as inscrições manualmente. Não haverá inscrição pela internet.
Saiu o resultado do VI Concurso de Frases sobre Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá, no qual, participaram alunos do ensino fundamental, médio e superior de Maringá e região, divididos em seis categorias. Os três melhores classificados de cada uma das categorias receberão os prêmios (aparelho de DVD) no dia 29, das 9h30 às 12h30, no Centro de Convivência Comunitária. Nesse dia, ocorre a VII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo, com largada em frente à prefeitura às 9 horas. O percurso total é de 42.195 metros. A inscrição de equipes interessadas termina nesta sexta-feira (20) pelo site
Dentro de algumas horas, a comunidade universitária irá conhecer os nomes do reitor e do vice-reitor que administrarão a Universidade Estadual de Maringá pelos próximos quatro anos. O escrutínio começa assim que todas as urnas chegarem ao Restaurante Universitário, palco da apuração. A previsão é que isso ocorra em torno de meia-noite, segundo informou o professor Ricardo Gardiolo, presidente da Comissão Eleitoral. Ainda segundo ele, o resultado das urnas será divulgado em tempo real pela internet. “Vamos publicar todas as parciais, urna a urna”, explicou o presidente. 

