Criado programa para controle de animais
A Universidade Estadual de Maringá criou, no dia 24, o Programa de Controle da População de Animais na UEM (Proanimal), vinculado à Diretoria de Serviços de Manutenção (DSM). O programa tem como objetivo contribuir no combate ao abandono da população de animais domésticos, bem como na proteção aos animais silvestres existentes no câmpus-sede e extensões. O coordenador será o professor Ozório Kunio Matsuda e a coordenador-adjunta, a professora Sandra Ferrari. Eles exercerão o mandato por dois anos.

Acácio Mendes, aluno do 4º ano do curso de Moda da Universidade Estadual de Maringá, do Câmpus Regional de Cianorte, chegou à final do Concurso Estilista Revelação do programa Xuxa, da Rede Globo, juntamente com o candidato vencedor Wlavianus Victor. A final ocorreu neste sábado (25). Os trabalhos dos quatro semifinalistas foram fotografados para a Revista Quem e vestidos por Xuxa. A edição deve estar nas bancas nesta semana.
Implantes osseointegrados, próteses, disfunções temperomandibulares são destaques no VI Conclave Maringaense de Odontologia (CMO) e no 3º Encontro de Pós-Graduação de Odontologia. Promovidos pelo Centro Acadêmico de Odontologia da UEM, ocorrem de quarta a sexta-feira (29 de setembro a 1º de outubro). Na programação, estão previstos cursos, palestras e apresentação de trabalhos, no Hotel Bristol. Um dos destaques será Robert Merrill, professor da Universidade de Califórnia (Ucla), Estados Unidos. Ele falará sobre Dores Dentais de Origem Não Odontogênica. Os eventos contarão também com palestrantes da USP, UEM e da Branemark Center. Embora as atividades comecem às 8 horas, a solenidade de abertura ocorre no final da tarde.
A Universidade
Estadual de Maringá (UEM) sediará, neste sábado (25), a 2ª. fase da Olimpíada
Brasileira de Física (OBF), organizada pela Sociedade Brasileira de Física, com
apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Desde 2009, com o objetivo de oferecer
soluções tecnológicas para atender às necessidades dos produtores de mandioca da
região noroeste do Paraná, sobretudo os (as) agricultores(as) familiares, a
Embrapa e a Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Regional do Noroeste, em
Diamante do Norte, têm desenvolvido, em parceria, ações de pesquisa,
desenvolvimento e transferência de tecnologias voltadas à mandiocultura
regional. 
O
professor José Dias Sobrinho, consultor da The Global
University Network for Innovation (GUNI)/Unesco e do Instituto Internacional de la
Unesco para la Educación Superior en América Latina y el Caribe
(Iesalc)/Unesco, vai proferir, nesta sexta-feira (24), na Universidade Estadual
de Maringá (UEM), a palestra Universidade
Pública, Qualidade e Responsabilidade Social.
A
VIII Jornada de Políticas Públicas da UEM, realizada no último dia 18 de
setembro, reuniu cerca de 200 participantes em acampamento e assentamento do
MST do Paraná. Evento que acontece todo ano e que promove visita técnica e aula
monitorada na modalidade de educação no campo, a Jornada é promovida pelo Projeto de Ensino Políticas Públicas e
Gestão no Brasil: educação no e do campo, pelo G.E.P.P.G.E, Grupo de Estudos em Políticas Públicas
e Gestão Educacional e pela Área de
Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Departamento de Teoria e Prática da Educação.
O leite saudável sem riscos
ambientais será
tema do Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do
Brasil (IV Sul-Leite), que será realizado, nos dias 14 e 15 de outubro, no
anfiteatro do Bloco C-67, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). De
abrangência internacional, o evento discutirá as atuais pesquisas,
principalmente as desenvolvidas no Canadá, onde a UEM mantém convênio.
O II Encontro do Coletivo Metropolitano de Agricultura Urbana e Periurbana foi realizado nesta quarta-feira (22), na UEM. Objetivo do Coletivo Metropolitano é o de ser um espaço de participação, planejamento estratégico, monitoramento e avaliação das ações de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) em escala regional. Durante o evento, Ednaldo Michellon falou sobre a importância da participação de todos no Coletivo Metropolitano, buscando o fortalecimento da AUP e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em nossa região. O engenheiro agrônomo José de Albuquerque informou sobre os destaques conseguidos pelas hortas comunitárias de Maringá, como o Prêmio Rosani Cunha, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), no qual, Maringá ficou em 5º lugar, competindo com projetos de todo o Brasil. Relatou ainda sobre sua viagem a Amazonas, obtida por meio de um prêmio do governo federal, para conhecer outros projetos de SAN.
Terminam,
nesta sexta-feira (24), em Umuarama, a VIII Seagro (Semana de Agronomia), a VI
Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia e a II Mostra de Trabalhos de
Extensão, abertos, na última segunda-feira.
Direito constitucional é foco de eventos iniciados nesta quarta-feira (22), na UEM. São eles o 1º Simpósio e o 1º Encontro Científico de Direitos Fundamentais e Sociedade Política. Durante a solenidade de abertura, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Clóvis de Souza, destacou a importância dos eventos dentro do CSA e parabenizou a equipe pela sua realização. O coordenador do Núcleo de Estudos Constitucionais, um dos promotores dos eventos, Antonio Carlos Segatto, falou sobre a importância da pesquisa na Instituição e resgatou a história do Núcleo, criado formalmente em abril de 2009, mas que já desenvolvia trabalhos desde novembro de 2007. Atualmente, fazem parte dele 25 alunos e quatro professores do Departamento de Direito Privado da UEM, divididos em três grupos.
A professora Ângela Ramalho, do Sareh (Serviço de
Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar), do Hospital Universitário
Regional de Maringá, é uma das 10 finalistas do concurso “Causos do ECA”, na
categoria “ECA na Escola”, promovido, em nível nacional, pelo site “Pró Menino”
www.promenino.org.br.
Vários temas sobre economia social e sustentabilidade estão em debate na Universidade Estadual de Maringá, desde terça-feira (21), com a participação de vários especialistas brasileiros e estrangeiros. Durante a solenidade de abertura da I Conferência Internacional sobre Economia Social e Sustentabilidade, os grupos de Sapateado, Fogança e Teatro da UEM se apresentaram e mostraram parte de seus trabalhos. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Wânia Rezende Silva, falou sobre a sustentabilidade com base na educação e cultura não só sob o ponto de vista da troca de experiência e pesquisa com a comunidade europeia, mas também do intercâmbio de pesquisadores.

