Solenidade marca início de operação da TV UEM

Uma solenidade, na noite desta quinta-feira (7), marcou o início oficial da transmissão da programação da TV UEM, que já podia ser acompanhada pela internet e, em breve, será transmitida pela NET (TV a cabo), no canal 2. Contrato nesse sentido foi assinado pelo reitor Décio Sperandio. Durante a cerimônia, a assessora para implantação da TV, Marialva Taques, fez um retrospecto da luta pela emissora. Disse que, na gestão de Fernando Ponte de Sousa, em 1989, a UEM entrou com pedido de concessão da rádio e da TV no Ministério das Comunicações, que acabou sendo esquecido.

O novo espaço do Setor de Esterilização da Clínica Odontológica da UEM foi inaugurado nesta quinta-feira (7), exatamente 14 anos após a inauguração do prédio do Departamento de Odontologia. O setor foi reformado e ampliado a um custo de R$ 110 mil, oriundos do Centro de Especialidades Odontológicas e do DOD. A obra atendeu às normas da Anvisa. Com 105 m², abrigará sala para expurgo, sala de lavagem de instrumental e embalagem para os alunos, sala de máquinas ou de autoclaves, sala de embalagens de campos operatórios, sala de armazenagem e entrega dos campos operatórios, sala de armários de material esterilizado dos alunos, sala de manutenção.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá prorrogou, até o dia 13 deste mês, o prazo para adesão de professores interessados na orientação de alunos do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP-UEM). Os alunos serão bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio. A UEM foi contemplada, pelo CNPq, com 50 bolsas nessa modalidade. 
Foi aberta, nesta quarta-feira (6), a exposição Memórias da UEM: trabalhos e sociabilidades. Com a proposta de ser uma mostra permanente, montada no hall da Biblioteca Central da Universidade, a exposição traz fotografias e documentos históricos que contam a criação e o crescimento da UEM ao longo dos seus 40 anos de institucionalização. Além de importantes prêmios, troféus e homenagens recebidas nesse período.
O Centro Acadêmico e a Empec – Consultoria e Projetos de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá ganharam um espaço novo. O quiosque, de 82 m², fica entre os blocos C-67 e C-56. Foi construído pela Prefeitura do Câmpus, com colaboração dos alunos do curso. A obra custou R$ 55 mil. Durante a solenidade de inauguração, o presidente do Caec, Jalder Tamagi, disse que o quiosque era resultado de dedicação de muitas pessoas e que serviria de espaço de convivência social e para preparação de eventos. O presidente da Empec, Tiago Ortiz, falou que o espaço servirá para planejar e preparar as atividades da empresa, permitindo a formação de profissionais mais preparados.
A posse do novo reitor da UEM, professor Júlio Santiago Prates Filho, e da nova vice-reitora, professora Neusa Altoé, foi adiada para o dia 13. A solenidade contará com a presença do governador Orlando Pessuti e será realizada nas dependências do Restaurante Universitário, com início às 19 horas. Eles tomam posse para um mandato de quatro anos. O adiamento levou em consideração o recesso e o feriado dos dias 11 e 12..jpg)
A XI Semana de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá começou, nesta segunda-feira (4), com a conferência As Políticas Públicas da Assistência Social e as Práticas Psicológicas. O tema foi abordado por Neusa Maria de Fátima Guareschi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para ela, não se deve pensar as políticas públicas como algo natural, e sim colocar a teoria e conteúdos em análise. Explica que as políticas públicas na saúde e na assistência social foram previstas na Constituição de 1988, garantindo o direito e a expansão das políticas, dos programas e ações.
A Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM lançou, nesta sexta-feira (1º), no Dia Internacional do Idoso, a Campanha de Prevenção à Cegueira e Reabilitação Visual do Idoso, com diversos parceiros. A intenção é desenvolver atividades voltadas para o público idoso para defender e melhorar a saúde ocular e o acesso à assistência oftalmológica de qualidade; diminuir a prevalência da cegueira evitável; e esclarecer a população sobre os cuidados necessários à preservação da saúde ocular. 

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá conta com uma biblioteca setorial, com cerca de 3,5 mil livros. A biblioteca foi inaugurada nesta quarta-feira à noite (29). Durante a solenidade também foi lançada a quinta edição do livro Comentários do Código Penal, do professor Luiz Regis Prado, pela Editora RT. O reitor Décio Sperandio enalteceu a política implantada pela sua gestão de criação de bibliotecas setoriais. Explicou que elas se tornam facilitadores para consulta pelos estudantes, pois as obras que são alocadas são obras de referência de alto nível e específicas em cada área. Complementou dizendo que isto não tira o mérito da Biblioteca Central, que continua a ser um grande espaço de consulta pela comunidade de maneira geral. Aproveitou e cumprimentou Prado pelo lançamento de mais uma obra que trará contribuições enormes para a área.
O reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor Décio Sperandio, acaba de lançar as novas carteiras estudantil e funcional, que serão o documento oficial de identificação de alunos, professores e agentes universitários. As novas carteiras são, na verdade, cartões com foto e tarja magnética, que chegam com a promessa de multifuncionalidade.
O governador do Paraná, Orlando Pessuti, assinou, na terça-feira (28), o decreto de nomeação do novo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, e da vice-reitora da instituição, Neusa Altoé. Ambos foram eleitos em 18 de agosto com 62,35% de votos. A assinatura do decreto se deu durante a reunião semanal da Escola de Governo, em Curitiba, contando com a presença, entre outros, do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, e do secretário da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübcke.

