Primeiros socorros são tema de curso na UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece o curso de Primeiros Socorros, com aulas teóricas e práticas, no dia 25 deste mês, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Na programação estão temas como Abordagem Inicial às Vitimas de Trauma, Obstrução de Vias Aéreas e Parada Cardiorespiratória, entre outros.

O V Ciclo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da UEM, que começou ontem (15) e prossegue até amanhã (17), prioriza o ensino e a pesquisa. Durante a solenidade de abertura, o chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Dias Silva, comentou que o setor pretende melhorar a qualificação dos professores por meio do projeto de doutorado interinstitucional (Dinter). Os docentes farão o doutorado na USP. Falou ainda sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo que, com dez anos de existência, já é bem conceituado e é um dos mais procurados no vestibular, o que demonstra sua qualidade. O reitor Décio Sperandio salientou a importância de se aumentar o capital social e informou sobre o bom desempenho da UEM. Disse que a Universidade tem conquistado cada vez mais o reconhecimento nacional e que o curso de Arquitetura e Urbanismo tem sua contribuição na elevação do conceito obtido pela Instituição.
As políticas públicas e desenvolvimento, seus desafios e oportunidades são destaques na XXV Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá. Iniciado nesta terça-feira (14), prossegue até sexta-feira, com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Durante a solenidade de abertura, que lotou o anfiteatro do Nupélia, a coordenadora do evento, Eliane Araújo Sbardelatti, fez um histórico do curso de Ciências Econômicas da UEM e das edições anteriores da Semana e destacou algumas atividades do evento. O coordenador do curso de Ciências Econômicas, Natalino Henrique Medeiros, também falou sobre os 50 anos do curso e destacou a importância da Semana do Economista.
Começou, nesta segunda-feira à noite (13), a 21ª Semana da Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Durante a solenidade de abertura, foi enaltecido o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Matemática. Segundo o chefe do DMA, Cícero Lopes Frota, comentou que o setor vive um momento gratificante com o início do doutorado e com o alcance do DMA na comunidade. O diretor do Centro de Ciências Exatas, Mauro Baesso, disse que o DMA deu um passo importante com a criação do doutorado, que é reconhecimento do trabalho dos professores na produção de conhecimento. Mencionou que a descentralização da pesquisa no País é importante e que tem aumentado o número de formando nas áreas críticas de Matemática, Química e Física.
Dois eventos da UEM começaram, nesta segunda-feira à noite (13), abordando o empreendedorismo na área de informática. Durante o IX Fórum de Informática e Tecnologia de Maringá (Fitem 2010) e a XII Mostra de Trabalhos de Informática, que prosseguem até sexta-feira (17), serão debatidos diversos temas relevantes da área, por meio de palestras, minicursos e mostra de trabalhos.
A Universidade Estadual de Maringá, por meio dos departamentos de Teoria e Prática da Educação e Fundamentos da Educação, promove de 20 a 24 deste mês, o V Encontro de Pesquisa em Educação, a XVII Semana de Pedagogia da UEM e a III Jornada de Gestão Escolar, que discutirá o tema Função Social da Escola: desafios e perspectivas. A solenidade de abertura está marcada para dia 20 às 19h30, no auditório Dona Guilhermina. A palestra de abertura que aborda o tema central dos eventos será proferida pela professora Lizia Helena Nagel (UEM).
.jpg)
A Universidade Estadual de Maringá foi a grande vencedora da 50ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (Jup’s), encerrados, na última quinta-feira (9), em Mandaguari. Com isso, a UEM é, pelo segundo ano consecutivo, a campeã geral da competição, já que, em 2009, conquistou também a primeira colocação dos Jup’s, na cidade de Guarapuava. Em Mandaguari, foram seis dias de competições. A UEM conquistou o primeiro lugar em medalhas de ouro (35), sendo 26 nas provas de atletismo.

A UEM aparece no Guia do Estudante - Profissões Vestibular 2011 com quatro cursos com classificação máxima. A publicação com o ranking circula nas bancas a partir do dia 5 de outubro. Os cursos que receberam cinco estrelas foram: Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Farmácia e Zootecnia. O Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, é reconhecido por estabelecer parâmetros para a educação e por avaliar condições de cursos de graduação em instituições de ensino superior.



