Vestibular da UEM: Medicina e Arquitetura são os mais concorridos
A Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM divulgou a concorrência do Vestibular de Verão 2010. São 18.591 inscritos para 2.216 vagas, que correspondem a 10,4 candidatos por cada vaga geral e 9,1 candidatos por cada vaga do sistema de cotas. Os cursos mais concorridos são Medicina, com 143,1 candidatos/vaga, Arquitetura (46), Direito noturno (34,4), Direito matutino (29,3) e Odontologia (29). A concorrência nos cursos novos registra a seguinte colocação: Comunicação e Multimeios (13,8), Engenharia Civil/Umuarama (9,2), Engenharia Elétrica (6,9), Engenharia de Produção/Goioerê (6,2), Engenharia Ambiental (4,9), Artes Cênicas (4,8), Bioquímica (4,8), Tecnologia em Biotecnologia (4,1), Artes Visuais (2,8), Engenharia de Alimentos/Umuarama (1,4) e Matemática integral (0,7). O concurso de verão de 2009 registrou 15.111 inscritos; a de 2008, 16.657; e em 2007, 16.640. Nos três últimos concursos de verão, Medicina teve 122,4 candidatos por vaga não cotista (2009, primeiro ano do sistema de cotas), 105,6 (2008) e 80,5 (2007).

A VIII Semana da Criança Cidadã, promovida pela Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), começou nesta segunda-feira e prossegue até amanhã (18 a 20), no anfiteatro Ney Marques. O evento comemora os 20 anos do Estatuto da Criança do Adolescente e traz como tônica principal os elementos da realidade maringaense nessa área, profundamente estudados por meio de pesquisas.
Hoje (19), às 19 horas, no Teatro Marista, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) participa do lançamento do Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu. A proposta do evento é criar um espaço de discussão da gestão de resíduos e inclusão social dos catadores e separadores - associados ou não - que participam deste processo. O objetivo é promover um diálogo permanente que construa soluções contemplando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Os professores Geovânio Rossato e Wálter Praxedes, do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Maringá, lançaram, neste mês, pela Editora Ática, seus respectivos livros, ambos em parceria com o também professor Nelson Piletti, da Universidade de São Paulo.
A entrega da nova carteira de identificação dos alunos da Universidade Estadual de Maringá iniciou-se hoje de manhã (18) pelo curso de Direito matutino. Os três primeiros atendidos foram Isadora Buchalla Tieghi, Luis Felipe Alonso Casarolli e Guilherme Barros Clemente Pereira, do primeiro ano do curso. Por problemas na montagem da estrutura da tenda, que fica em frente ao Restaurante Universitário, os acadêmicos de Economia matutino, que seriam os primeiros, foram remanejados para o dia 21, das 11 ao meio-dia (1º e 3º anos) e para dia 22, das 8 às 9 horas (2º e 4º anos). A previsão é que todo o processo termine em final de novembro, incluindo a carteira dos servidores.
A Companhia Gímnica do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá promove o Espetáculo Ginástico, no dia 18, a partir das 20 horas, no Teatro Calill Haddad. Serão apresentadas 18 coreografias de ginástica geral, dessas, onze resultaram de estudos teórico-práticos dos integrantes do Grupo de Ginástica Geral do DEF e as demais do trabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Escola de Ginástica do DEF, coordenado pela professora Ieda Parra Barbosa Rinaldi, e do trabalho desenvolvido em escolas e instituições de ensino superior, por professores que integram o Grupo de Ginástica Geral do DEF.
União e companheirismo. Estas foram as palavras de ordem do reitor, Júlio Santiago Prates Filho, e da vice-reitora, Neusa Altoé, na solenidade de posse dos integrantes do primeiro e segundo escalões da nova equipe gestora da UEM. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (14), com início às 14 horas, no auditório do Bloco B-33 (PDE).
O cartunista carioca, Carlos Latuff, irá ministrar uma palestra sob o tema a Arte do fogo: a charge como arma dos silenciados. A conferência está agendada para a sexta-feira, dia 15, às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques, no câmpus da UEM. A atividade faz parte do V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História.
Tem início, nesta quarta-feira, dia 13, na Universidade Estadual de Maringá, o 5º Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História, evento que será realizado em conjunto com a 26ª Semana de História. O objetivo dos eventos é integrar historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos mais diversos países, promovendo atividades e debates e publicações sobre o atual estado da arte da produção historiográfica.
O reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário Azevedo entregaram mais cinco laboratórios de informática para cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá. As solenidades foram realizadas entre os dias 7 e 8. O Laboratório do curso de História recebeu 23 computadores, que foram colocados no bloco I-12; o de Administração 25, disponibilizadas no bloco C-23; o de Direito 23 máquinas, instaladas no bloco D-34; o de Psicologia 20 micros, montados no bloco 118; e o de Biotecnologia, 30 PCs, à disposição dos alunos no bloco G-80.
Às vésperas de deixar o cargo de reitor da Universidade Estadual de Maringá, o professor Décio Sperandio entregou uma obra de grande significado para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Trata-se do Bloco 2, com salas de aula e de atendimento aos acadêmicos, além de um pequeno auditório, que juntos compõem a infraestrutura colocada à serviço do Programa.

