Museu da UEM inicia exposições de 2010

O Museu da Bacia do Paraná, da UEM, inicia a programação de exposições deste ano com a mostra A Mata Virgem e os Primeiros Ocupantes, composta de 38 painéis fotográficos em preto e branco, nos quais, a mata, o desmatamento e o início da cidade de Maringá são o foco. Os painéis são itens doados pela Companhia Melhoramento Norte do Paraná (CMNP). Também são apresentados artefatos indígenas, um DVD sobre os índios Xetás (organizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná), 25 fragmentos de troncos vegetais da mata nativa e instrumentos de trabalho dos primeiros trabalhadores da CMNP.

No ano em que completa quatro décadas de fundação, a Universidade Estadual de Maringá abre suas portas para a população idosa. A idade é o passaporte para participar dos cursos e oficinas que serão oferecidos pela Unati, a Universidade Aberta da Terceira Idade.
A Universidade Estadual de Maringá divulga, nesta sexta-feira (5), a quarta chamada dos vestibulares de inverno e verão. A lista, se houver vaga disponível, poderá ser vista a partir das 14 horas no site
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá prorrogou, até 18 deste mês, o prazo de inscrição para o processo seletivo para a nova turma de mestrado. Poderão candidatar-se graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins. A área de concentração é em Infra-Estrutura e Sistemas Urbanos, com duas linhas de pesquisa: Infra-Estrutura e Tecnologia Urbana; Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos.
A Universidade Estadual de Maringá colocou mais 2.408 novos profissionais no mercado de trabalho durante a semana passada. No dia 28 de janeiro, 1.148 alunos receberam seus certificados; no dia 29, outros 615; e no dia 30, mais 645 colaram grau. Em Maringá, 58 receberam a láurea acadêmica; trinta de cursos presenciais e 28 do Normal Superior a distância. Neste ano, a UEM formou mais dois indígenas. Silvana Matias, guarani da Terra Indígena Laranjinha, concluiu o curso de Enfermagem; e Ivan Bribis Rodrigues, kaingang da Terra Indígena Apucaraninha, de Direito. A primeira indígena a se graduar na UEM foi Joelma Lourenço Piraí, que recebeu seu certificado em Pedagogia na solenidade de 2008; e em 2009, foi a vez de Rosilda Camargo, também em Pedagogia.
A Universidade Estadual de Maringá recebe inscrições para vaga remanescente da residência médica em Pediatria de 2 a 19 deste mês, pelo site
As solenidades de colação de grau da UEM em Maringá começaram nesta quinta-feira (28), data em que a Instituição comemora 40 anos da assinatura do decreto-lei de sua criação. Durante a cerimônia, o reitor Décio Sperandio destacou que, ao completar 40 anos, a UEM está em pleno processo de crescimento quantitativo e qualitativo. Para ele, a UEM é uma instituição que se orgulha de seu passado e que tem o futuro ainda mais promissor em função de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Outro aspecto salientado pelo reitor foi a importância de os alunos terem se formado numa instituição pública. Sperandio conclamou os novos profissionais a continuarem seus estudos na pós-graduação, dizendo que a UEM está preparada para os receber de volta, já que oferece uma centena de cursos de especialização, 30 mestrados e 17 doutorados. O reitor informou que, ainda neste ano, devem ser criados outros dez programas de pós-graduação entre mestrados e doutorados.
A Universidade Estadual de Maringá comemora, nesta quinta-feira (28), seu 40º aniversário. O governador Paulo Pimentel assinou, no dia 28 de janeiro de 1970, o decreto-lei de sua criação. O ato foi resultado da mobilização da comunidade maringaense e da região e dos trabalhos de uma comissão, nomeada em1968 pelo mesmo governador, com a tarefa de analisar as condições para a criação de universidades públicas estaduais no Paraná.
A Universidade Estadual de Maringá divulga, nesta sexta-feira (29), a terceira chamada dos vestibulares de inverno e verão. A lista, se houver vaga disponível, poderá ser vista a partir das 14 horas no site
Encerrando as solenidades de colação de grau de seus alunos de vários câmpus, a Universidade Estadual de Maringá realiza nesta semana as formaturas das turmas de seu câmpus principal. A UEM entrega certificados a mais três mil formandos de vários cursos de quinta a sábado (28 a 30). A previsão é que sejam 1.250 graduandos no primeiro dia; 700, no segundo dia; e 1.100 no terceiro dia. As cerimônias serão a partir das 18 horas, na arena coberta do Parque de Exposições. O Cerimonial da UEM lembra que, nos dias das solenidades, a entrada só será permitida pelos dois acessos da Avenida Guaipó. Nesta quarta-feira (27), os formandos realizam ensaio geral de acordo com escala de cursos às 15, às 17 e às 19 horas.
A Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), em parceria com o projeto SER Atleta, da Sociedade Eticamente Responsável, está com pré-inscrições para duas escolinhas esportivas. Uma delas é de skate para crianças e adolescentes, de 8 a 15 anos de idade. A outra é a de escalada em parede, destinada a pessoas de qualquer idade, a partir dos 8 anos. Ambas são gratuitas e abertas a de todas as classes sociais.
A Universidade Estadual de Maringá realizou mais duas solenidades de colação de grau. Na sexta-feira (22), em Goioerê, 402 formandos receberam seus certificados. São alunos dos cursos de Engenharia Têxtil (34), Licenciatura Plena em Ciências (15), Normal Superior (53) e Pedagogia a distância (300). O paraninfo foi o professor Mauro Luciano Baesso; a juramentista, Elizabel Rodrigues Souza (Lic. Plena em Ciências), e a oradora, Fabiane Filatieri (Engenharia Têxtil).
A Universidade Estadual de Maringá publicou a lista da segunda chamada com a sobra de vagas nos últimos vestibulares de inverno e verão, além de educação a distância. A lista está disponível para consulta no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos:
A Universidade Estadual de Maringá realiza nesta semana mais duas solenidades de colação de grau. Na sexta-feira (22), em Goioerê, a formatura será no Ginásio de Esportes Municipal, a partir das 20 horas. Estão previstos 402 formandos, alunos dos cursos de Engenharia Têxtil (34), Licenciatura Plena em Ciências (15), Normal Superior (53) e Pedagogia a distância (300). O paraninfo será o professor Mauro Luciano Baesso; a juramentista, Elizabel Rodrigues Souza (Lic. Plena em Ciências), e a oradora, Fabiane Filatieri (Engenharia Têxtil). 

